Feira do vinho 2020 terá plataforma para compra online  e serviço delivery - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Celebração02/06/2020 | 21h41Atualizada em 02/06/2020 | 21h41

Feira do vinho 2020 terá plataforma para compra online  e serviço delivery

Evento ocorre no terceiro final de semana do mês de junho

Feira do vinho 2020 terá plataforma para compra online  e serviço delivery Flavia Noal/Agência RBS
Foto: Flavia Noal / Agência RBS

A tradicional Feira do Vinho, de Caxias do Sul, vai ocorrer mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Porém, o evento, que sempre foi realizado na primeira semana de junho, em alusão ao Dia do Vinho — que é comemorado no Rio Grande do Sul desde 2013 no primeiro domingo do mês e que seria, portanto, no dia 7 —, este ano será nos dias 19, 20 e 21.

Leia mais
Prefeitura de Caxias do Sul decide realizar Feira do Vinho na Praça Dante com mudança no formato

A edição deste ano, além das mudanças envolvendo o distanciamento social na Praça Dante Alighieri, terá um atrativo diferente para o público.

— Nós, juntamente com o Sebrae, estamos trabalhando em uma pequena plataforma, onde serão comercializados os mesmos produtos destas vinícolas, com os preços mais atrativos, onde as pessoas podem receber em casa ou ir retirar no local — afirma o secretário municipal do turismo de Caxias do Sul, Ênio Martins.

A ideia da realização da feira, mesmo em meio a pandemia, já era uma realidade. Porém, algumas definições eram necessárias para que a oficialização do evento ocorresse. 

— Estávamos aguardando os decretos estadual e municipal, por isso atrasamos nossa decisão se realizaríamos ou não.  Nos preocupamos com a questão da aglomeração, embora, em outros anos, já não existia isso. Havia a compra em alguns horários mais específicos, como o meio-dia, quando o pessoal vai ao centro e faz o horário do almoço, e no final da tarde também, na hora de ir embora — explica Martins,  que após as conversas com a  Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), consegue mensurar a realidade da feira neste ano:

— Estimamos de nove a 10 vinícolas participando. É algo mais simples. Acreditamos que a soma das duas ações, a feira na praça e a plataforma, já ficaria interessante para as vinícolas, para os empreendedores, e promovendo uma ação da secretaria em um momento difícil, complicado, mas aos poucos fazendo as coisas acontecerem.

Para o secretário, a Feira é uma oportunidade de valorizar a característica da região.

— O vinho é uma identidade nossa, a uva também. São coisas que a gente não pode deixar passar e não dar o valor devido. Eu, enquanto secretário, acredito que, ainda que num formato mais simples, precisamos fazer sim, de uma maneira que não comprometa a saúde das pessoas. Entendemos que o formato é muito similar ao que ocorre em uma feira de agricultura.

Na região, descontos já ocorrem

Em Flores da Cunha, as comemorações pertinente ao dia do vinho já começaram. Desde o último dia  22 até o dia 7 de junho, as vinícolas da cidade realizam ações promovendo o produto, além de oferecerem aos consumidores descontos que chegam a 20%.

Descontos também serão atrativos para os consumidores em Bento Gonçalves. Preços promocionais que variam de 10% a 50% podem ser encontrados nos produtores da cidade. Além disso, a Vinícola Aurora promoverá no dia 7 um brinde virtual através das redes sociais. 

Leia também
Testes para coronavírus estão disponíveis em farmácias de nove municípios da Serra Gaúcha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros