10 dicas para empreender em época de pandemia  - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

+Serra18/05/2020 | 06h05Atualizada em 18/05/2020 | 06h05

10 dicas para empreender em época de pandemia 

Veja sugestões de como se adaptar às novas realidades do mercado

10 dicas para empreender em época de pandemia  Luan Zuchi / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Luan Zuchi / Agência RBS / Agência RBS
Pioneiro
Pioneiro

Em resposta ao aumento de casos do novo coronavírus, Estados e municípios têm decretado ou ainda decretarão o fechamento de empresas e comércios para a manutenção do isolamento social. A medida trouxe impactos negativos nas receitas de empresas do país. Para a professora de Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Nayara Cardoso, embora o momento seja delicado, é preciso se adaptar às novas realidades do mercado.

— Estamos vivenciando um cenário difícil para os negócios. É importante adaptar produtos e serviços para manter as empresas, os empregos e a renda das pessoas. Inovar e renovar os empreendimentos podem trazer bons resultados para enfrentar a crise — analisa Nayara.

A professora lista 10 dicas para empreender em época de pandemia. Confira:

1. Aproximação com o cliente
Neste momento, é necessário se aproximar dos clientes. Use as mídias disponíveis para fazer contato, criar uma relação de empatia e proximidade, além de apresentar seus produtos e serviços, e as facilidades que você disponibiliza (como meios de pagamento, opções de recebimento do produto).

2. Cuidados de higienização
Sempre deixe claro para os clientes os cuidados de higienização tomados em todo o processo que envolve seu serviço ou produto.

3. Preços justos
Adapte os produtos ao momento e pratique preços justos.

4. Ações estratégicas
Nem todos os produtos são realmente necessários e isso implicará queda nas vendas. É urgente se reinventar. Caso isso não seja possível, busque parcerias com outras empresas. Isso pode trazer novas oportunidades de negócios.

5. Parcerias colaborativas
Muitos empresários não têm estrutura para enfrentar esse momento, mas produtos e serviços são de extrema necessidade. É possível colaborar com outras empresas em ações de marketing de relacionamento, desenvolvimento de ferramentas digitais para a produção e até mesmo entrega de mercadorias, etc.

6. Engajamento
Abrace a causa e mostre engajamento com o atual momento, aderindo a campanhas como “distância salva”, por exemplo.

7. Novos comportamentos
Treine a equipe. Estamos vivenciando um momento totalmente novo, por isso é necessário termos pensamentos, comportamentos e posicionamentos novos.

8. Rever processos
Reveja todos os processos. Busque identificar os gargalos, falhas e custos excessivos. Aprenda a fazer o melhor com menos e entregar uma experiência positiva para o cliente. Ajuste tudo. O mais importante é se adaptar sem perder a qualidade e muito menos a confiança dos clientes.

9. Mundo digital
Esse momento já está provocando mudanças de impacto profundo. Entrar no mundo digital, permitir e provocar a inclusão digital são sinônimos de inclusão social. As empresas que se dedicarem a esse aspecto trarão contribuições realmente relevantes para humanidade.

10. Faça a sua parte
Para o dia a dia das empresas é necessário observar as determinações dos órgãos oficiais e todas as ações recomendadas.

Fonte: Nayara Cardoso, professora de Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio

Leia também
Mais farinha para receitas em casa e menos para refeições fora do lar na pandemia
Como a proibição de provar roupas e calçados nas lojas impacta no comércio
Prefeitura de Bento Gonçalves terceirizou contratação de enfermeiros e técnicos com salários acima do mercado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros