Tecnologia caxiense pode ajudar a combater propagação do vírus no transporte público - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Caixa-Forte23/04/2020 | 10h49Atualizada em 23/04/2020 | 10h49

Tecnologia caxiense pode ajudar a combater propagação do vírus no transporte público

Marcopolo lançou desafio de inovação aberta para ampliar medidas de segurança em ônibus

Tecnologia caxiense pode ajudar a combater propagação do vírus no transporte público Júlio Soares/Divulgação
São iniciativas que vão desde novos modelos de higienização e esterilização a sistemas de isolamento e triagem Foto: Júlio Soares / Divulgação

Os sistemas de transporte público estão no centro do debate mundial no combate à disseminação da covid-19 e de outras viroses. Estudos que analisaram outros surtos de doenças apontam que os passageiros e condutores têm até seis vezes mais chances de contrair uma infecção do que a média da população. E como ficará o transporte público após a pandemia? Se depender da Marcopolo, a intenção é que os ônibus tenham mais mecanismos de biossegurança em relação à contaminações virais. 

Leia mais
Funcionários da Marcopolo que não retornaram ao trabalho terão desconto no salário

Para isso, a Marcopolo Next, divisão da empresa focada em inovação, lançou no início de abril desafios de inovação aberta, buscando startups e tecnologias especializadas no assunto. A seleção dos projetos é conduzida por um grupo técnico multidisciplinar de infectologistas, engenheiros e especialistas da Marcopolo e segue critérios como adequação a aplicação em ônibus e o nível de maturidade da solução. Mais de 20 soluções apresentadas foram escolhidas e algumas já estão em processo de aprovação de conceito junto a operadores e clientes. 

São iniciativas que vão desde novos modelos de higienização e esterilização a sistemas de isolamento e triagem para restringir, por exemplo, contato entre passageiros e motoristas. Há soluções que identificam passageiros com sintomas por medição de temperatura. E surgem ainda os recursos da nanotecnologia e de novos materiais para facilitar a higiene e esterilização do ambiente interno do ônibus. Até mesmo novos sistemas de informações para orientação de passageiros e profissionais estão sendo avaliados.

Leia também
Portal cadastra lojistas locais para vendas pelo WhatsApp


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros