Produção adaptada para fabricar peças para protetores faciais - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Caixa-Forte25/04/2020 | 10h18Atualizada em 25/04/2020 | 10h18

Produção adaptada para fabricar peças para protetores faciais

Empresas Randon participam de projeto liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Produção adaptada para fabricar peças para protetores faciais Vagner Marchiniak/Divulgação
Unidade de São Leopoldo é a única do grupo Randon que tinha a tecnologia necessária para a produção das peças Foto: Vagner Marchiniak / Divulgação

As Empresas Randon estão fabricando itens para protetores faciais que estão sendo doados a profissionais de saúde e segurança. Para isso, foi adapta uma linha fabril da unidade Controil de São Leopoldo, controlada pela Fras-le.

A companhia é parceira do projeto, liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na confecção de duas peças fundamentais para a montagem desses itens de combate ao Coronavírus. Neste primeiro momento, serão produzidas cerca de 50 mil unidades de cada peça.

Saiba mais
Números da Randon de março já mostram efeitos da pandemia

Parte do processo de injeção plástica da Controil foi adaptada para a produção do suporte frontal de poliamida e de elásticos de termoplástico, usados na montagem dos protetores.  Com atuação em sistemas de freios hidráulicos e polímeros, a unidade de São Leopoldo é a única do grupo com a tecnologia necessária para a produção de peças plásticas ou de borracha. 

Para a confecção dos suportes frontais e elásticos serão utilizados materiais recicláveis. A adaptação da linha fabril da Controil contou com a parceria da empresa IMER, de Porto Alegre (RS), que realizou de forma gratuita a usinagem da ferramenta que permite a fabricação das peças para a máscara.

Os suportes frontais e elásticos produzidos pela Controil são encaminhados para outras empresas parceiras do projeto, que realizam a montagem das máscaras de proteção facial com apoio voluntário das Forças Armadas. Os produtos finalizados, que totalizam cerca de 190 mil peças, estão sendo doados para instituições hospitalares e para a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

Saiba também
Irmãos Bellini no comando da Marcopolo



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros