Indústria caxiense retoma as atividades nesta segunda-feira após duas semanas de paralisação - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Volta gradativa05/04/2020 | 18h43Atualizada em 05/04/2020 | 18h43

Indústria caxiense retoma as atividades nesta segunda-feira após duas semanas de paralisação

Proporção do quadro de funcionários que podem retornar é de 25%

Indústria caxiense retoma as atividades nesta segunda-feira após duas semanas de paralisação Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Após duas semanas de paralisação, a indústria caxiense retoma as atividades nesta segunda-feira (6), de forma gradual. A decisão está no decreto da prefeitura de quinta-feira (2). O documento define cronograma e requisitos para o retorno, na proporção de 25% do quadro de pessoal e sem funcionários dos grupos de risco.

A medida, conforme o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), protege a saúde dos funcionários e da comunidade assim como garante a sustentabilidade das empresas, contribuindo para evitar uma queda ainda maior da economia.

Em nota, a entidade destaca, que além disso, muitos negócios são fundamentais para a continuidade de serviços essenciais, como transporte de alimentos e medicamentos e das próprias pessoas que estão atuando em situações específicas. A orientação para as empresas é de que sigam as recomendações dos órgãos de saúde para garantir que a retomada seja feita da maneira mais segura possível.

Embora contrário ao retorno nesta segunda, o Sindicato dos Metalúrgicos também orienta os trabalhadores a seguir as medidas preventivas – a entidade defendia a necessidade de as fábricas ficarem paradas mais uma semana, assim como o comércio, que permanecerá fechado até o dia 15.

— O trabalhador tem de levar em conta que não estamos em um momento normal. Então, precisa adotar todas as recomendações de proteção — diz Assis Melo, presidente do sindicato. 

Mesmo com retorno gradual, algumas empresas seguem em férias coletivas. A Marcopolo e a Randon, por exemplo, só voltam no dia 13 de abril.

Leia também
Safra do caqui na Serra Gaúcha deve ficar 20% abaixo do previsto
Segunda-feira deve ser de movimento intenso nos bancos; confira como será o atendimento
Caxias do Sul alcança 24 casos confirmados para o coronavírus

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros