Após conversa com Eduardo Leite, prefeitos da Serra projetam abertura do comércio - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Caxias e Bento16/04/2020 | 13h16Atualizada em 16/04/2020 | 13h16

Após conversa com Eduardo Leite, prefeitos da Serra projetam abertura do comércio

Decreto publicado nesta quarta-feira (15) proíbe atividade na Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Após conversa com Eduardo Leite, prefeitos da Serra projetam abertura do comércio Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Mesmo com o novo decreto do governo do Estado mantendo o fechamento do comércio na Região Metropolitana da Serra Gaúcha, os prefeitos de algumas cidades já sinalizam que vão autorizar as atividades. A decisão ocorreu após uma conferência entre o governador, Eduardo Leite, e os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e Caxias do Sul, Flavio Cassina.

Leia mais
Contrariando decisão do governo do Estado, São Marcos libera abertura do comércio
CDL vai buscar na Justiça reabertura do comércio em Caxias
Sindilojas protocola ação solicitando imediata abertura do comércio em Caxias do Sul

Na conversa, os chefes do Executivo demonstraram a discordância com a decisão de manter a medida para o bloco de 14 municípios, em vez de permitir que cada cidade tome uma decisão de acordo com sua realidade. De acordo com Pasin, na reunião ficou alinhado que cada município mandaria um ofício solicitando a autonomia junto com um boletim epidemiológico. Além disso, o prefeito de Bento disse que o governador foi solidário com as demandas da região.

— O que pedimos foi uma liberação da condição de região metropolitana fazendo com que cada município apresente o boletim epidemiológico e suas ações para frear a disseminação do vírus que não seja pura e simplesmente o trancamento da nossa economia, que já completa um mês. Não manteremos nossa atividade comercial fechada. Iremos reabri-la de forma gradual, com respeito à vida dos atendentes e dos clientes. Os dados epidemiológicos apresentados não fazem sentido para uma restrição total — afirma Pasin, que já divulgou, inclusive, as regras para o funcionamento (abaixo).

Em Caxias do Sul, a prefeitura também confirmou que deve reabrir o comércio, embora ainda aguarde um retorno do governador. A intenção é também manter regras para evitar o contágio por coronavírus. Outro município integrantes da Região Metropolitana da Serra, São Marcos também já anunciou a reabertura do comércio ainda nesta quinta-feira (16). A decisão do prefeito Evandro Kuwer passará a valer a partir da publicação de um novo decreto, mesmo que não haja revisão do entendimento por parte de Eduardo Leite.

A decisão de manter o fechamento do comércio nas regiões metropolitanas do Estado (Serra e Porto Alegre) revoltou entidades do setor. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul anunciou que deve entrar na Justiça para garantir o retorno das atividades, assim como já fez o sindicato da categoria. A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), presidida por Guilherme Pasin, também demonstrou, em nota o descontentamento com a nova decisão do Estado. O documento afirma que "a manutenção das restrições radicais impostas pelo decreto representa uma grave ameaça ao emprego e renda de milhares de trabalhadores e famílias".

O governo do Estado afirmou que até as 11h50min recebeu ofícios de 10 dos 14 municípios da Serra afetados pela medida, mas não adiantou se a decisão será revista. O Piratini também não explicou se uma eventual mudança de entendimento vai exigir alterações no decreto em vigor. A expectativa é de que o assunto seja abordado na live que o governador realiza diariamente, às 14h.

REGRAS PARA O COMÉRCIO DE BENTO GONÇALVES

COMÉRCIO

- Entrada de clientes proporcional ao número de atendentes em cada estabelecimento
- Filas no lado externo, com distância entre as pessoas
- Ambientes têm que estar ventilados
- Funcionários precisam usar máscaras e luvas
- Disponibilidade de álcool gel + limpeza das superfícies

ACADEMIAS

- Cada educador físico ou instrutor será responsável por somente 3 clientes e também será responsável pela higienização dos equipamentos
- Ambientes têm que estar ventilados

SHOPPINGS

- Voltam com todos os cuidados recomendados

RESTAURANTES

- Buffet: um funcionário deve servir as pessoas (evitando que as pessoas toquem nos talheres pra se servir)
- Rodízios: funcionários com luvas e máscaras
- Espaçamento de 2 metros a cada mesa
- Recebendo metade da capacidade de clientes
- Funcionamento só até 22h

Leia também
Suspeito de matar jovem e deixar adolescente ferido em ataque a tiros é preso em Caxias
Homem é preso com tijolo de maconha em Bento Gonçalves
Brigada Militar impede entrega de drogas com drone no presídio do Apanhador em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros