Supermercados estabelecem horários de atendimento para idosos e grupos de risco - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Horário exclusivo20/03/2020 | 14h56

Supermercados estabelecem horários de atendimento para idosos e grupos de risco

Medida atende a determinação de decreto estadual

Supermercados estabelecem horários de atendimento para idosos e grupos de risco Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

A rede de supermercados Andreazza começou nesta sexta-feira (20) a adotar horários exclusivos para atendimento de idosos e outros grupos de risco em relação ao coronavírus. O horário é das 8h às 9h em todas as 29 unidades do Andreazza, além das seis unidades do supermercado Vantajão, que pertence ao mesmo grupo.

Conforme a rede, esse horário é exclusivo para o atendimento dos grupos de risco e idosos, e atende a determinação do decreto de calamidade pública do governo estadual. Nesse horário, outras pessoas são orientadas a aguardarem do lado de fora das lojas. A rede informa que não implantou nenhuma nova regra de limitação de número de unidades de produtos por cliente porque já tem essa prática, uma vez que é uma rede de varejo e não de atacado.

Nos casos em que for necessário aguardar pela entrada no supermercado, a orientação é que as pessoas mantenham distância na fila. A segurança controla a entrada, já que há um limite de 50% da capacidade dos prédios, o que está determinado em decreto da prefeitura de Caxias do Sul. A rede Andreazza garante que os estoques estão garantidos e suficientes para atender a população, não sendo necessária uma "corrida" aos mercados.

O grupo Zaffari informou que está em organização interna para que todos os supermercados da rede abram meia hora mais cedo do que o horário normal a partir deste sábado (21) para atender, durante a primeira meia hora, somente pessoas idosas e os acompanhantes delas. Em Caxias do Sul, as quatro unidades da rede passam a abrir às 7h30min, de segunda a sábado, e às 8h30min aos domingos, especialmente para o público idoso.

Sobre a limitação de venda de produtos, o Zaffari informa que "as lojas da rede já estão operando com número máximo de unidades por cliente em itens que são os mais procurados pelos consumidores no momento, como artigos de higiene pessoal e do lar (álcool em gel, toalhas umedecidas, sabonetes antibacterianos, papel higiênico e água sanitária); e de alimentação (arroz, açúcar, massas, feijão, café e farinha de trigo), dentre outros".

Conforme a assessoria do shopping Iguatemi, onde funciona o Carrefour, ainda não há uma decisão a respeito do horário exclusivo voltado ao atendimento de idosos e grupos de risco, o que deve ocorrer até o fim da tarde desta sexta. Segundo a gerência da unidade, o número de caixas voltados ao atendimento de gestantes e idosos foi dobrado com o objetivo de evitar que fiquem aglomerados aguardando. A reportagem entrou em contato com a rede Carrefour, à qual pertence a unidade do Makro Atacado de Caxias, e aguarda um retorno sobre o atendimento no Makro. 

A reportagem também entrou em contato com a rede responsável pelo Big e supermercados Maxxi e ainda não obteve uma resposta.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros