Associação de Imobiliárias projeta aumento dos aluguéis em Caxias a partir do segundo semestre - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

3,5 mil imóveis desocupados09/01/2020 | 13h29

Associação de Imobiliárias projeta aumento dos aluguéis em Caxias a partir do segundo semestre

Presidente da Assimob avalia que valores devem ficar entre 3% e 5% maiores

Associação de Imobiliárias projeta aumento dos aluguéis em Caxias a partir do segundo semestre Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Quem precisa alugar um imóvel em Caxias do Sul deve encontrar um cenário ainda de estabilidade nos preços ao longo do primeiro semestre. Para a metade final do ano, os valores devem sofrer reajustes com base na inflação. As projeções são da Associação das Imobiliárias de Caxias do Sul (Assimob), considerando a expectativa de crescimento na economia.

Conforme o presidente da Assimob, Fernando Gonçalves dos Reis, nos últimos cinco anos a redução no preço do aluguel na cidade chegou a até 40%. Com a crise econômica e a diminuição de empregos, os proprietários de imóveis foram forçados a baixar os preços diante da fraca demanda.

— O valor dos aluguéis está atrativo na comparação com cidades do mesmo porte de Caxias ou até mesmo menores com o mesmo padrão de vida — comenta o presidente da entidade.

De acordo com Reis, os imóveis residenciais começaram a recuperar a ocupação em 2017, mas o mercado manteve preços reduzidos. Já para as salas comerciais, o presidente da Assimob explica que a situação é mais complicada em termos de ocupação, ainda sem iniciar uma curva de recuperação — com baixa demanda, os preços acabam não sofrendo aumentos.

A estimativa é que o reajuste nos aluguéis fique entre 3% e 5% neste ano, segundo Reis. Para o ano que vem, a projeção é de recuperação mais acelerada, com aumento no preço dos aluguéis até acima da inflação.

A Assimob estima que Caxias do Sul tenha 3,5 mil imóveis desocupados. Desse total, 1,5 mil são comerciais e 2 mil são residenciais. 

Leia também
Confira como foi a participação dos vereadores nas nomeações dos subprefeitos de Caxias
Acidente deixa dois idosos feridos no Centro de Caxias do Sul
Saiba quem é Flavio Cassina, o novo prefeito de Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros