Colombo completa 60 anos: as lições de uma sexagenária - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Caixa-Forte02/12/2019 | 16h18Atualizada em 02/12/2019 | 16h38

Colombo completa 60 anos: as lições de uma sexagenária

História de sucesso foi comemorada no último sábado

Colombo completa 60 anos: as lições de uma sexagenária Júlio César Dal Monte/Divulgação
História de sucesso foi comemorada no último sábado Foto: Júlio César Dal Monte / Divulgação

Um orgulho da região, a Colombo acaba de completar 60 anos. Durante a comemoração, que reuniu amigos e parceiros, no último sábado, em Farroupilha, o fundador e atual presidente do conselho administrativo, Adelino Raymundo Colombo, lembrou dos ingredientes que fizeram esta história: paixão pelas vendas, coragem, crédito pessoal, inovação e otimismo. 

Seu Adelino, hoje com 88 anos, contou que se apaixonou pela profissão de balconista quando, menino, ia com a mãe ao armazém vender as verduras produzidas na horta da família. Entrou no primeiro emprego aos 16 anos, o armazém de Manoel Pasqual, onde também foi morar, com uma muda de roupa. Aos 24 anos, virou empreendedor e comprou o armazém. Com 3 mil cruzeiros poupados, fez uma dívida de 97 mil para adquirir com outros dois sócios o empreendimento avaliado em 300 mil cruzeiros. Em pouco mais de 2 anos, quitou os empréstimos. 

Trouxe para uma Farroupilha de 8 mil habitantes a venda de geladeira, mas o fundador frisa que a Colombo cresceu mesmo com a comercialização de televisores, a partir de 1960. Deixava a TV instalada na casa das pessoas para ver se funcionava e ninguém devolvia. E um cliente ia indicando outro. 

São 60 anos de história construídos com muito trabalho, mas também sacrifício: "Só aos 25 anos de casado comprei a primeira casa para a minha família". 

Nestes 72 anos mergulhado na economia brasileira, seu Adelino conta que viu muitas, muitas mudanças: "Mas sempre acreditei no amanhã. Sempre há algo para ser feito no dia de amanhã."

A inovação que trouxe a Colombo até aqui é a aposta para a Colombo dos próximos 60 anos. Vida longa!

Leia também
5 dicas para internacionalizar os empreendimentos de forma planejada
Sorveteria no Rio Branco, em Caxias do Sul, tem mais de seis décadas de tradição
Artigo: Importância da prevenção no direito do consumidor

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros