Última chance para conferir a Mercopar 2019, em Caxias - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Inovação industrial02/10/2019 | 20h45Atualizada em 02/10/2019 | 20h45

Última chance para conferir a Mercopar 2019, em Caxias

Tendências tecnológicas e rodadas de negócios estão entre as atrações da feira, que termina nesta quinta-feira

Última chance para conferir a Mercopar 2019, em Caxias Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Robô que interage com as pessoas, e até dança, é uma das atrações da feira Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

As tendências tecnológicas, as startups e suas soluções industriais, as rodadas de negócios e até um robô que interage com as pessoas, são alguns dos destaques que os visitantes podem conferir na 28ª edição da Mercopar, em Caxias do Sul. Mas somente até esta quinta-feira (3), quando a Feira de Inovação Industrial, que ocorre desde terça-feira nos Parque de Eventos da Festa da Uva, encerra. 

Leia mais
Longas filas na Mercopar animam empresários da Serra 

Um dos espaços mais disputados nesta quarta-feira (2) era o Salão da Inovação, no Pavilhão 1, que, assim como o Centro de Eventos, estava com os corredores lotados. Nele, são realizadas oficinas de programação, apresentações de startups e de projetos de inovação de empresas e universidades, além da demonstração do programa Avança Indústria, iniciativa do Sebrae em parceria com o Senai Mecatrônica. O programa insere pequenas empresas na indústria 4.0. Empreendimentos que não teriam acesso a ferramentas que grandes empresas utilizam, por conta do custo, conseguem implantar graças ao Avança Indústria.

O programa já tem um ano de existência e trabalha com cinco empresas – três de Caxias, uma de Bento Gonçalves e uma de Cachoeirinha. Desde que ingressaram no programa, essas empresas aumentaram em cerca de 20% a produtividade. 

— Pegamos as ideias das grandes indústrias e desenvolvemos para pequenas a baixo custo — explica Felipe Marcolin, engenheiro do Senai, acrescentando que a ideia é expandir para mais 20 empresas do RS.  

A Metalúrgica Buzin, de Caxias do Sul, é uma das beneficiadas com o projeto e já percebe avanços na performance dos equipamentos e dos processos. 

— Tem melhoria interna de capacidade produtiva e intelectual — conta Danilo Souza Ribeiro, supervisor de pesquisa e desenvolvimento da Buzin. 

O público e o volume de negócios da Mercopar serão divulgados somente hoje, mas a expectativa é de 13 mil visitantes durante os três dias de evento. Em 2018, foram R$ 54,4 milhões em negócios realizados. A Mercopar é uma realização do Sebrae RS e da Fiergs e conta com 315 expositores, 63% a mais do quem em 2018.

GOVERNADOR NA FEIRA

O último dia terá a presença do governador Eduardo Leite. Ele visitará expositores e espaços como o Salão de Negócios e o Salão de Inovação.

SAIBA MAIS

Números
Estandes:
315
Startups participantes: 24
Volume de negócios: será divulgado hoje. Em 2018, ficou em R$ 54,4 milhões.
Público: será divulgado após o término da feira. A expectativa dos organizadores é de 13 mil visitantes durante os três dias.

Serviço
O quê:
Mercopar (Feira de Inovação Industrial).
Quando: até hoje, das 13h às 20h.
Onde: Centro de Eventos e Pavilhão 1 da Festa da Uva.
Público: voltada a empresários, compradores e vendedores, técnicos e representantes da indústria em geral.
Inscrições: gratuitas pelo site da Mercopar ou no local.
Informações e programação: mercopar.com.br

Leia também
Com aumento de 8,2%, comércio caxiense tem melhor desempenho do ano em agosto
Com energia solar, empresa economiza 80% na conta de luz
Sicredi Pioneira inaugura nova agência no bairro de Lourdes


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros