Pão artesanal ganha espaço em Caxias do Sul - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

+Serra14/10/2019 | 07h49Atualizada em 14/10/2019 | 07h49

Pão artesanal ganha espaço em Caxias do Sul

Charlie Bakery é uma das empresas da cidade e produz 500 quilos por mês

Pão artesanal ganha espaço em Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Além de produzir pão, Charlie dá aulas de panificação na Escola de Gastronomia da UCS Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

De alguns anos para cá, o pão artesanal vem ganhando espaço e atraindo consumidores que buscam um produto com maior qualidade. De olho nesse novo mercado, Charlie Tecchio Colonetti resolveu apostar e criou, em 2013, a Charlie Bakery, que se dedica à produção de pães de fermentação natural. 

— Sempre gostei muito de pão. Quando comecei, queria fazer pão, mas ser padeiro não era tão valorizado. Não tinha ainda essa coisa do pão artesanal. Estou bem feliz — diz.

Leia mais   
Dia do Pão é comemorado na próxima quarta-feira
Confeitaria é o forte da Padaria Santa Catarina, em Caxias do Sul
Com fabricação de 100 mil pães congelados por dia, padaria de Caxias quer dobrar produção até metade de 2020
Casal vende cerca de 100 pães por dia nas ruas de Caxias do Sul

Charlie trabalha com a esposa, Elisa Costa, e um ajudante, Rafael Figueiró. Eles produzem, por mês, 500 quilos de pão. O mais vendido é o Sourdough, um pão de longa fermentação com 10% de farinha integral e gérmen de trigo. É um produto sem conservantes e com maior durabilidade. Por ser artesanal, o custo é mais elevado: este, no caso, custa R$ 25,50 o quilo e é vendido para toda a região — Charlie tem clientes em Caxias, Flores da Cunha e Gramado. 

— Há 15 anos, se tinha pouco conhecimento, pouca variedade de pães. Se despertou um interesse para várias técnicas artesanais. Os moinhos começaram a ter produtos melhores. As farinhas são melhores. As pessoas estão dispostas a pagar mais por um pão de qualidade — aponta o diretor da Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mauro Cingolani, onde Charlie dá aulas nos cursos de panificação. 

Leia também   
Um ano difícil e suado para o empresariado
Empório gourmet vira franquia
Donos de postos de combustíveis em Caxias procuram o MPF para denunciar distribuidora  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros