Consumidores podem renegociar dívidas a partir desta segunda-feira em Caxias e Bento - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Inadimplência28/10/2019 | 13h44Atualizada em 28/10/2019 | 13h44

Consumidores podem renegociar dívidas a partir desta segunda-feira em Caxias e Bento

Super Feirão Zero Dívida é realizado pelo Sindilojas em parceria com a Boa Vista SCPC e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre

Consumidores podem renegociar dívidas a partir desta segunda-feira em Caxias e Bento Agência RBS/Agência RBS
Foto: Agência RBS / Agência RBS

Consumidores de Caxias do Sul que têm dívidas junto a estabelecimentos comerciais podem aproveitar condições especiais de renegociação a partir desta segunda-feira (28). É o Super Feirão Zero Dívida, realizado pelo Sindilojas em parceria com a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Porto Alegre e com a Boa Vista SCPC.

Leia mais
Feirão em Caxias do Sul quer facilitar negociação de dívidas

Até o dia 8 de novembro​, quem tem alguma inadimplência ou quer consultar a situação do CPF junto ao Cadastro de Proteção ao Crédito (SPC) pode se dirigir à sede do Sindilojas, na Rua Alfredo Chaves, 820, das 8h às 18h. Por meio do CPF e de um documento com foto, que precisa ser apresentado durante o atendimento, o consumidor pode consultar em quais estabelecimentos possui pendências. Caso a loja tenha aderido ao feirão, o cliente recebe um voucher para apresentar junto ao credor. O comprovante permite que ele aproveite condições especiais para quitar o valor devido.

— Todas as lojas que aderiram ao feirão têm alguma promoção ou desconto. A intenção é facilitar a ponte entre o consumidor e o devedor — destaca a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini.

Conforme Idalice, a ideia da ação, realizada pela primeira vez na cidade, ocorreu devido ao alto número de inadimplentes junto ao comércio da cidade, atualmente em 125 mil. Além disso, cada CPF possui, em média, três dívidas. Na avaliação da presidente do Sindilojas, o índice é reflexo da redução de vagas na indústria nos últimos anos, que fez com que a renda de boa parte das família reduzisse.

— Se a indústria vai bem, o comércio vai bem. A indústria teve mais de 20 mil demissões e o comércio sentiu na hora. É um número muito alto para uma cidade de 500 mil habitantes. Queremos reverter isso — destaca.

A ação aproveita, além da aproximação do período de pagamento do 13º salário, o saque imediato de até R$ 500 por conta do FGTS que será utilizado por muitos consumidores para o pagamento de dívidas. Ao todo, pouco mais de 80 estabelecimentos aderiram ao feirão. Caso o consumidor possua dívidas com alguma loja não participante, ele será informado, mas a renegociação precisará ocorrer por conta própria.

AÇÃO TAMBÉM EM BENTO GONÇALVES

O Super Feirão Zero Dívida também é realizado pelo Sindilojas de Bento Gonçalves. O atendimento ocorre na sede da entidade das 8h às 11h30min.

O município também tem registrado aumento na inadimplência. O mês de agosto deste ano, por exemplo, atingiu o índice de 15,01% das contas negativadas, um dos piores da história. Já o mês de setembro teve resultado melhor, mas ainda assim, o percentual subiu em relação a setembro de 2018, saltando de 7,25% para 11,61%, de acordo com o Sindilojas.

Leia também
Filho tenta matar pai com golpe de facão em Caxias
"Acredito que ele tenha caído e batido a cabeça", diz delegado sobre morte de idoso em Serafina Corrêa
Casos de embriaguez ao volante passam de 630 em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros