Caxias do Sul fecha mais de 500 vagas de emprego em agosto - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Mercado de trabalho25/09/2019 | 18h44

Caxias do Sul fecha mais de 500 vagas de emprego em agosto

Números foram divulgados nesta quarta-feira (25)

Caxias do Sul fecha mais de 500 vagas de emprego em agosto Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Pelo quarto mês consecutivo, Caxias do Sul registrou mais demissões que contratações. Foram 4.960 admissões em agosto contra 5.498 desligamentos, um saldo negativo de 538 vagas, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (25). Em julho, foram 92 vagas formais fechadas; em junho, 293; e em maio, 21. O último número positivo foi em abril, quando 576 vagas foram abertas no município. 

A maior baixa foi na indústria, com menos 392 vagas. Em seguida está o comércio, com saldo negativo de 104 vagas, e a construção civil, com  menos 32. Agropecuária também teve perdas: 28. Serviços teve o melhor desempenho, com 28 vagas abertas.  

Para a economista Maria Carolina Gullo, os números de agosto refletem uma perda de ritmo da economia. Como a expectativa do início do ano acabou não se confirmando ao longo dos meses, tanto é que a projeção de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) é de apenas 0,8%, muitas empresas estão precisando cortar. 

— As que esperavam uma melhora na economia contrataram no início do ano. E teve as que tiveram que contratar porque tinham pedidos. Agora, estão tendo de fazer ajustes — analisa a integrante da diretoria de Economia, Finanças e Estatística da CIC. 

Apesar do agosto negativo, o saldo no ano é positivo, com 2.680 vagas. E nos últimos 12 meses também: 1.755 vagas criadas. Manter esses números no azul em setembro é importante para chegar em dezembro com mais contratações do que demissões. 

— Vamos acreditar que esse número de 538 seja pontual, se não corre o risco de fechar no negativo. Mas acho que não vai ser negativo — acredita Maria Carolina. 

Na região, Bento Gonçalves teve saldo positivo em agosto, com a abertura de 142 postos de trabalho. As vagas estão bem distribuídas, com 51 na indústria, 46 nos serviços e 36 no comércio. Já Farroupilha e Vacaria amargaram perdas no mês passado. O saldo negativo foi de 41 vagas em Farroupilha e de 397 em Vacaria, sendo 355 delas na agropecuária.

Leia também
A um mês do início, Natal Luz de Gramado arrecadou R$ 11 milhões
Entidades projetam impulso na construção civil de Caxias no segundo semestre de 2020
Entra em vigor a Carteira de Trabalho Digital 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros