Artigo: Um empurrão para o empreendedorismo feminino - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

+Serra09/09/2019 | 17h23Atualizada em 10/09/2019 | 13h39

Artigo: Um empurrão para o empreendedorismo feminino

Leia a opinião de Mírian de Souza, especialista em Negócios de Tecnologia

Artigo: Um empurrão para o empreendedorismo feminino Liliane Giordano/Divulgação
Foto: Liliane Giordano / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Mírian de Souza é especialista em Negócios de Tecnologia, conselheira Consultiva de Startups, mentora no Programa Inovativa Brasil, membro da Mentores do Brasil e Community Leader da Techstars.

Caxias do Sul é hoje uma das cidades mais plurais do Estado, berço da diversidade cultural vinda de seus imigrantes e do pioneirismo de líderes inspiradoras ao longo de sua história. Por isso,foi escolhida como uma das 15 cidades do Brasil a sediar o primeiro evento de inovação e empreendedorismo voltado para o público feminino na Serra gaúcha, o Startup Weekend Women Caxias que ocorreu em agosto. 

Leia mais artigos   

O evento inspirou mulheres a se desafiarem como líderes inovadoras de startups. Promoveu um verdadeiro despertar nos participantes para esse mercado. Foram 54 horas de imersão em uma metodologia que conduziu a todos a construir uma startup a partir de uma ideia. Passaram pela ideação do negócio, validação de hipóteses, criação de um mínimo produto viável (MVP)e, por fim, a apresentação dos pitchs às juradas. A competição foi acirrada entre as 15 startups formadas no evento. As vencedoras foram Match da Inclusão (1º lugar), Eufolia (2º), Estacione Aqui (3º) e Save Your Health (honra ao mérito). 

Esta é uma edição especial de 15 eventos que fazem parte de um projeto nacional aprovado no Facebook Community Leadership Program (FLCP), iniciativa global que investe em pessoas construindo comunidades ao redor do mundo. O projeto liderado por Preta Emmeline, gerente regional da TechStars no Brasil,tem como propósito incentivar o aumento para 45% de representatividade feminina nos SWs. Somos mais de 80 voluntárias à frente dessa iniciativa em 15 cidades. Temos o maior orgulho de representar o Brasil entre os 46 países que fazem parte desse programa. 

Caxias recebeu mais de 180 pessoas de 15 cidades gaúchas.Tivemos 81% de mulheres participando, uma grande conquista. A diversidade esteve refletida na faixa etária dos participantes – entre 13 e 50 anos – e na escolaridade – 77% tinham Ensino Superior e/ou pós-graduação e 23% Ensino Fundamental e/ou Médio. 

A edição da Serra foi pioneira no Programa Embaixadores, que beneficiou 32 jovens alunas de Ensinos Médio e Técnico. O objetivo de proporcionar a mulheres em início de carreira o acesso à educação empreendedora só se tornou realidade devido ao apoio dos 27 embaixadores que patrocinaram os seus ingressos e a parceria com as instituições beneficiadas responsáveis pela curadoria das alunas selecionadas. 

O trabalho excepcional construído pelos mais de 42 voluntários,entre organizadores,mentores, juradas e facilitadora, resultou num ambiente de confiança e aprendizagem colaborativa, onde ideias foram compartilhadas e negócios foram criados.Mérito também das 38 marcas patrocinadoras e apoiadoras que acreditaram na nossa causa e estiveram conosco nessa jornada. Todos unidos por um propósito:capacitar indivíduos, equipes e comunidades para desenvolver o ecossistema local. 

Essa rede colaborativa é parte de mais de 190 mil voluntários geridos pela Techstars,terceira maior aceleradora do mundo e mantenedora do Startup Weekend e Startup Week. No Brasil, somos mais de 5 mil voluntários responsáveis por 143 eventoseste ano, no qual 23 destes acontecerão aqui no RS.Para todos nós o Startup Weekend não seresume aos três dias de evento. 

É uma comunidade inclusiva de apoio a todos que querem empreender e inovar na sua região. O nosso Startup Weekend Women se resume a três palavras: inclusão, colaboração e superação.Não só por parte dos participantes que em mais de 90% estavam pela primeira vez nessa jornada empreendedora,mas também da equipe organizadora,mentores e instituições locais que agiram deforma ágil, viabilizando a transferência de todos participantes para um novo local no domingo, devido a um contingente causado por falta de energia.Em uma hora, a mobilização salvou o dia e garantiu o andamento do evento. Aprendemos que homens e mulheres juntos  são capazes de movimentar extremos e construir o impossível. 

Leia também
Curta de Caxias conquista dois prêmios em festival de Hollywood 
VÍDEO: assista "Apocalipse", novo clipe do rapper caxiense Mano Natu
Casa & Cia: inspire-se na decoração funcional e prática de um apartamento para aluguel temporário em Gramado
 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros