Setor moveleiro cresce 3,5% no primeiro semestre no Rio Grande do Sul - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Números30/08/2019 | 16h51Atualizada em 30/08/2019 | 16h51

Setor moveleiro cresce 3,5% no primeiro semestre no Rio Grande do Sul

Polo moveleiro de Bento desponta no índice de exportações e registra aumento percentual superior a nível de Estado e País

Setor moveleiro cresce 3,5% no primeiro semestre no Rio Grande do Sul Carlos Ben/Divulgação
Foto: Carlos Ben / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

A produção industrial moveleira cresceu 3,5% no primeiro semestre de 2019 no Estado no comparativo ao mesmo período do ano passado, revela pesquisa encomendada pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs). Os dados do segmento foram divulgados no relatório "Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil" de julho de 2019, a partir de pesquisa produzida pelo IEMI - Inteligência de Mercado. 

A cidade de Bento Gonçalves é referência no setor em nível nacional. O polo moveleiro na região é formado por cerca de 300 empresas e abrange os municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. 

Conforme o levantamento, o setor cresceu mais no RS do que em nível de País, que registrou retração de -1,2% nos primeiros seis meses do ano.  Nesse período foram comercializadas 34.856 peças no Rio Grande do Sul. 

Já no comparativo dos 12 meses (de junho de 2018 a junho de 2019), a produção moveleira no Estado teve incremento de 5,3%, enquanto no Brasil houve  queda de 2,8%. 

Exportação de Bento desponta

Em exportações, segundo dados divulgados em julho pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o Estado teve crescimento de 1,1% no primeiro semestre deste ano sobre igual período do ano passado. Em nível de País, o incremento foi de 1,4%.

Superando ambos percentuais, o polo moveleiro de Bento Gonçalves despontou e registro aumento de 8,2% nas vendas para o exterior. Para os Estados Unidos, por exemplo, os contratos aumentaram cerca de 250% no período.

SETOR MOVELEIRO

No semestre

Brasil -1,2%
RS 3,5%

De jun/2018 a jun/2019

Brasil -2,8%
RS 5,3%

Leia também
Viticultores da Serra intensificam poda das videiras
Bento Gonçalves será a primeira cidade do RS a ter cafeteria com produtos da Starbucks
Tradicional Bar 13 é vendido em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros