Ministério divulga novo mapa do Turismo com Caxias do Sul na Região das Hortênsias - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Mudança de referência26/08/2019 | 11h28Atualizada em 26/08/2019 | 16h29

Ministério divulga novo mapa do Turismo com Caxias do Sul na Região das Hortênsias

Alteração atende solicitação da administração municipal após polêmica e disputa na Justiça

Ministério divulga novo mapa do Turismo com Caxias do Sul na Região das Hortênsias Lucas Amorelli/Agencia RBS
Gramado foi contra a entrada de Caxias nas Hortênsias, mas foi voto vencido Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Caxias do Sul integra agora a Região Turística das Hortênsias. É o que mostra o Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Ministério do Turismo. A relação é atualizada a cada dois anos e o novo mapeamento vai vigorar até 2021.

A alteração atende solicitação da prefeitura, que anunciou, ainda em junho, a intenção de deixar a Região Uva e Vinho. Os trâmites para a mudança ocorreram neste ano devido ao prazo aberto pelo Ministério do Turismo para o envio da documentação dos municípios que pretendiam mudar de região. No dia 19 de junho, a proposta foi apresentada aos municípios que integravam a Região das Hortênsias e acabou aprovada pela maioria. O município de Gramado, contrário à entrada de Caxias,  foi voto vencido.

Leia também
Município derruba liminar que impedia ingresso de Caxias nas Hortênsias
Secretária do Turismo diz que população apoia mudança de Caxias para Região das Hortênsias 

Entre as justificativas para a mudança apresentadas pela secretária de Turismo de Caxias, Renata Carraro, está a de que, atualmente, o município apresenta similaridades com os demais integrantes da Região das Hortênsias. Outro argumento é que os limites geográficos e a construção do aeroporto de Vila Oliva permitem maior integração entre as cidades.

Após o acordo entre os municípios das Hortênsias, Caxias enviou a documentação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Sedetur), responsável por realizar os encaminhamentos junto ao governo federal. No dia 24 de julho porém, durante a tramitação no governo do Estado, uma liminar proferida pelo juiz João Pedro Cavalli Júnior proibiu a mudança de região. A decisão argumentava que o tema deveria ter ampla discussão popular e salientou que Caxias do Sul é reconhecida nacionalmente pela ligação cultural e histórica com a uva e o vinho. Além disso, poderia haver prejuízo ao turismo local. Com a liminar, Caxias acabou perdendo o prazo para a mudança e a Sedetur enviou ao Ministério do Turismo a documentação mantendo Caxias na Região Uva e Vinho.

O município, no entanto, conseguiu derrubar a liminar no dia 14 de agosto e, na última segunda-feira (19), a Sedetur encaminhou à União a validação da mudança para a Região das Hortênsias. Por nota, a secretária Renata Carraro afirmou que "A mudança tem o propósito de fortalecer o turismo caxiense. Esse é um passo muito importante para Caxias do Sul e será um marco para a história com a aproximação de cidades que tem o turismo como a principal atividade econômica e que já possuem uma sinergia". No entanto, a titular da pasta, que não atendeu a reportagem até as 11h15min, não detalhou quais são as próximas ações para desenvolvimento do turismo dentro da nova região.

Leia mais
Mais de 500 famílias abandonam a produção de leite na Serra


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros