Previsão de frio intenso com neve traz otimismo ao setor hoteleiro da Serra - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Turismo01/07/2019 | 12h23Atualizada em 01/07/2019 | 12h23

Previsão de frio intenso com neve traz otimismo ao setor hoteleiro da Serra

Expectativa é de ocupação de 95% no fim de semana em Gramado e Canela

Previsão de frio intenso com neve traz otimismo ao setor hoteleiro da Serra Andréa Graiz/Agencia RBS
Previsão é de chance de neve para sexta e frio com tempo seco no sábado e domingo Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS

A previsão do tempo, que aponta chance de neve na sexta-feira (5) na Serra e frio intenso com tempo seco no sábado e domingo, anima os empresários do setor hoteleiro da região. Conforme o presidente do Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur), Mauro Salles, a ocupação de leitos em Gramado e Canela deve ficar em torno de 95% no fim de semana.

— Essa notícia chegou com muita alegria para nós. Essa influência do tempo se dá muito nos turistas da nossa região, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que são os que nos alcançam de carro tranquilamente — analisa.

Leia mais
Previsão aponta possibilidade de neve nesta sexta-feira na Serra Gaúcha
Relembre (2013): Neve histórica dura toda a madrugada e encanta moradores da Serra

A previsão traz ânimo também para um incremento nos dias de semana, período em que a ocupação média tem ficado abaixo dos últimos anos, entre 40% e 50%.

— Se nos fins de semana fica acima de 90%, nos dias de semana a taxa é menor. As viagens mais longas em que as pessoas se programam com antecedência diminuíram. A crise persiste no país e o turismo é deixado em segundo plano nos gastos do consumidor — comenta Salles, acrescentando que também tem aumentado a oferta de hotéis, pousadas e aluguéis de temporada na região.

Leia mais
Milhares de pessoas acompanham celebrações de Corpus Christi em Flores da Cunha
FestiQueijo em Carlos Barbosa: confira datas e valores

Por outro lado, datas comemorativas como o Dia dos Namorados têm registrado um bom público, e a ocupação ficou próxima da lotação no feriado prolongado de Corpus Christi.

Salles afirma que a previsão é boa também para o mês de julho como um todo, por conta das férias escolares. Ele diz que ainda é cedo para saber se o desempenho irá superar o do ano passado, que também foi bom nesta época. 

Na região Uva e Vinho, o Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh) projeta boa ocupação com Festiqueijo, o frio e as férias de julho. Em decorrência do festival em Carlos Barbosa, o município já está com mais de 85% de ocupação no fim de semana. Mas o evento também impacta a rede hoteleira em Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha. Veranópolis e região alcançam 50% de ocupação em reservas para este fim de semana. Conforme o Segh, haverá um acréscimo de 12% na taxa de ocupação da região em geral no próximo fim de semana.

Leia também
Representantes do governo do Estado participam de audiência pública sobre estradas da Serra
Professores de três escolas estaduais paralisam atividades em Caxias do Sul nesta segunda
Homem é preso com 186 arquivos de pornografia infantil em Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros