Prefeitura de Gramado não apoia entrada de Caxias do Sul na Região das Hortênsias - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Posicionamento04/07/2019 | 14h48Atualizada em 04/07/2019 | 17h29

Prefeitura de Gramado não apoia entrada de Caxias do Sul na Região das Hortênsias

Identidade cultural é apontada como destoante em relação às outras cidades

Prefeitura de Gramado não apoia entrada de Caxias do Sul na Região das Hortênsias Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
Caxias do Sul quer deixar Região Uva e Vinho Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

A vontade de Caxias do Sul de participar da Região das Hortênsias não tem a posição favorável de Gramado. A prefeitura do município que mais recebe turistas na Serra Gaúcha considera que existe uma discrepância em relação à identidade cultural. Além de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula integram a  região atualmente.  

O secretário do Turismo de Gramado, José Carlos Ramos de Almeida, considera que no limite geográfico também se estabelece uma diferença em relação à cultura. Como exemplo, cita que no maior município da Serra existe a predominância do dialeto italiano, enquanto a partir de Nova Petrópolis é o alemão. 

 — Uma região se forma pela identidade de cada cidade. Até o interesse financeiro não superaria o motivo pelo qual se forma uma região — comenta .

O entendimento dele é que sequer haveria vantagem do ponto de vista econômico para a região. Isso porque Gramado já é o principal chamariz de turistas do Estado, salienta o secretário. Almeida comenta ainda que existe dificuldade em articular a abertura do comércio e de estabelecimentos gastronômicos aos domingos em Caxias, um requisito para uma região turística como as Hortênsias. 

Leia mais
Mudança de Caxias da Região Uva e Vinho para as Hortênsias deve ser oficializada neste ano

A percepção de São Francisco de Paula é diferente. Para o secretário do Turismo, Rafael Castello Costa, o nome de Caxias do Sul pode fortalecer ainda mais a região em eventos que divulgam os destinos turísticos, por exemplo. Além disso, para ele, os demais municípios também têm diferenças entre eles, o que não impede que façam parte das Hortênsias. 

A reportagem não conseguiu contato com os secretários Paulo Staudt (Nova Petrópolis) e Ângelo Sanches (Canela). 

A secretária do Turismo de Caxias do Sul, Renata Carraro, também não atendeu às ligações. Em entrevista ao Pioneiro após anúncio do pedido de mudança, ela disse que a cidade mais populosa da Serra hoje compartilha similaridades com municípios da Região das Hortênsias.

O pedido para que Caxias do Sul deixe de pertencer à Região Uva e Vinho e passe para a Região das Hortênsias foi levado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul. A pasta do Governo do Estado é responsável por agrupar a documentação de todas as regiões e remeter ao Ministério do Turismo, que, em agosto, publicará portaria com a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021.

Leia também
"Tive um ganho de 50% depois do início da fiscalização", diz motorista de aplicativo regularizado
Prefeitura de Farroupilha vai contratar assessoria para facilitar obtenção de recursos em Brasília
Com previsão de neve, hotéis da região das Hortênsias estimam uma das melhores ocupações do ano

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros