"Para estar em uma região turística tem de estar muito bem preparado", diz presidente de entidade das Hortênsias - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Polêmica04/07/2019 | 15h56Atualizada em 04/07/2019 | 19h49

"Para estar em uma região turística tem de estar muito bem preparado", diz presidente de entidade das Hortênsias

Pedro Andreis, da Visão, encaminhou ofício para a prefeitura de Caxias solicitando informações sobre pedido de inclusão no roteiro turístico 

"Para estar em uma região turística tem de estar muito bem preparado", diz presidente de entidade das Hortênsias Andréia Copini, Divulgação/
Foto: Andréia Copini, Divulgação

A Visão, Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias,  quer saber os motivos que levaram a prefeitura de Caxias do Sul a solicitar a inclusão no roteiro turístico. Um ofício foi encaminhado nesta quarta-feira (3) à secretária do Turismo, Renata Carraro, solicitando mais informações sobre a demanda.

Leia mais
Prefeitura de Gramado não apoia entrada de Caxias do Sul na Região das Hortênsias
Mudança de Caxias da Região Uva e Vinho para as Hortênsias deve ser oficializada neste ano 

No documento, enviado com cópia para as prefeituras de Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis, a entidade pede que não somente Renata, mas os demais secretários que participaram do encontro que concordou com o pedido de Caxias exponham as razões do pleito. "Temos certeza que a intenção deve estar fundamentada em boas iniciativas por parte dos secretários, porém necessita de entendimento e participação da sociedade civil com suas instituições", diz o ofício. 

Para o presidente da Visão, Pedro Andreis, uma decisão como essa não poderia ter sido tomada sem a consulta às entidades do setor. Em uma pesquisa com os envolvidos diretamente com o turismo na região, a agência identificou que não há, em um primeiro momento, concordância com a inclusão de Caxias. Por isso, o pedido de esclarecimentos.

— Para estar em uma região turística tem de estar muito bem preparado — destaca Andreis, acrescentando que Caxias não tem o perfil dos municípios que compõem as Hortênsias.

A entidade agora aguarda o retorno da prefeitura de Caxias do Sul. A partir das respostas, a Visão irá contatar novamente o trade turístico.

— Precisa partir de uma construção, não vir de cima para baixo — finaliza Andreis.

Além da Visão, assinam o documento 11 entidades, incluindo a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul e o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria — Região Uva e Vinho, o Segh. A CIC de Caxias, aliás, já criticou publicamente o pedido de inclusão. Na reunião-almoço de segunda-feira (1), Ivanir Gasparin, presidente da CIC, disse que a iniciativa deveria ter sido amplamente discutida com a comunidade.

Gramado é contrária

O pedido para que Caxias do Sul deixe de pertencer da Região Uva e Vinho e passe para a Região das Hortênsias foi discutido em uma reunião de secretários e levado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul. A pasta do Governo do Estado é responsável por agrupar a documentação de todas as regiões e remeter ao Ministério do Turismo, que, em agosto, publicará portaria com a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021.

Durante a reunião dos secretários, Gramado se manifestou contrariamente à inclusão de Caxias no roteiro, mas foi voto vencido, segundo ele. 

Quem assina o ofício

Visão Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias
Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC)
Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp)
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Hortênsias (Abrasel)
Associação de Chocolateiros de Gramado (Achoco)
Associação Gramadense da Construção Civil de Gramado
Canela Convention e Visitors Bureau
CDL de Gramado
CIC de Caxias do Sul
Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (SindiTur Serra Gaúcha)
Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias (Sindilojas Região das Hortênsias)
Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh)

Leia também
Fatia do ICMS para Caxias deve subir pela primeira vez após sete anos de queda
Novo coworking de Caxias ganha como hóspede restaurante do azeite
Com previsão de neve, hotéis da região das Hortênsias estimam uma das melhores ocupações do ano

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros