Farroupilha terá emissão digital de alvarás a partir de agosto - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Menos burocracia19/07/2019 | 13h26Atualizada em 19/07/2019 | 13h26

Farroupilha terá emissão digital de alvarás a partir de agosto

Sistema já está em fase de testes e vai agilizar processo de solicitação e entrega do documento

Farroupilha terá emissão digital de alvarás a partir de agosto Edmilson de Arruda/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Farroupilha
Pedidos são analisados na Sala do Empreendedor Foto: Edmilson de Arruda / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Farroupilha

A emissão de alvarás de localização e funcionamento passará a ser digital em Farroupilha. O chamado Alvará 4.0 entrará em vigor no dia 1º de agosto, mas já está em fase de testes junto a três escritórios de contabilidade da cidade desde a segunda-feira.

Conforme o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Gelson Parodes, com o novo sistema, os empreendedores e os escritórios de contabilidade não precisarão mais entregar documentos físicos na Sala do Empreendedor. O envio será realizado de forma digital por meio de um arquivo de PDF, que deverá ser protocolado no site da prefeitura. No formulário, também deverá ser cadastrado um e-mail e um número de WhatsApp, para onde a versão digital do alvará será encaminhada após a análise dos documentos.

— Vai gerar economia na locomoção e na impressão. Internamente o trabalho é o mesmo, mas para o contador e o empreendedor vai melhorar — destaca Parodes.

Entre as mudanças que trarão agilidade está a possibilidade de o ocupante do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda assinar digitalmente os alvarás, o que poderá ser realizado via celular. Atualmente, a assinatura é manual e depende da presença quase diária do secretário na Sala do Empreendedor.

Embora a emissão do alvará por parte do município ocorra de forma digital, isso não irá excluir a obrigatoriedade do empreendedor expor o documento para os frequentadores do estabelecimento. Por isso, ele deverá ser impresso assim que for recebido.

— Nesse caso entram questões de fiscalização e direito do consumidor — afirma Parodes.

Apesar do processo digital trazer mais agilidade, a emissão dos alvarás em Farroupilha já é rápida. Para se ter uma ideia, 93,5% dos documentos são emitidos em até 12 horas. Quando o prazo é de 24 horas, o índice chega a 96,4%. Do início do ano até 31 de maio, 648 empresas foram abertas em Farroupilha. Desse total, 417 são de microempreendedores individuais (MEIs). No mesmo período, foram 279 baixas, 106 de MEIs.

O decreto que regulamenta o Alvará 4.0 foi publicado na última sexta-feira e tem base em uma lei municipal aprovada em 2015. Na próxima terça-feira (23), o sistema será apresentado em uma reunião com escritórios de contabilidade da cidade.

Leia também
Zagueiro do Caxias quer marcar gol no jogo do acesso para dedicar à filha
Autor de homicídio após briga por som alto no bairro Villa-Lobos em Caxias se entrega à polícia
Vítima de acidente morre após um mês no hospital em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros