Conheça os benefícios do suco de uva para a saúde - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Viticultura22/07/2019 | 07h15Atualizada em 22/07/2019 | 07h15

Conheça os benefícios do suco de uva para a saúde

Atividade antioxidante é uma das principais características da bebida

Conheça os benefícios do suco de uva para a saúde Gilmar Gomes/divulgação
Caroline realiza pesquisas sobre as propriedades do suco há 15 anos Foto: Gilmar Gomes / divulgação

No imaginário popular se consolidou a ideia de que ingerir suco de uva faz bem para a saúde. E, neste caso, o pensamento coletivo está correto. Segundo a biomédica gaúcha Caroline Dani, que pesquisa há 15 anos as propriedades do líquido e tem doutorado sobre o tema, a bebida ajuda a prevenir uma série de problemas, como enfermidades cardíacas e neurológicas. 

Para o corpo começar a sentir os benefícios, basta consumir 400ml de suco 100% (integral ou reconstituído) ao dia, no caso dos adultos. Para as crianças, a dose recomendada é de 200ml diárias.  

Leia mais:
Vendas de suco de uva atingem o maior volume da história  
Do suco judaico ao biodinâmico: vinícolas da Serra apostam em novos segmentos de mercado  

– O principal benefício do suco é a atividade antioxidante, que previne a ação dos radicais livres (substâncias responsáveis por processos como envelhecimento e doenças neurodegenerativas) – diz Caroline. 

O suco é fonte de ferro, manganês, cobre e zinco, além de ser rico em compostos fenólicos, estruturas químicas que têm efeitos preventivos no organismo. 

Há estudos acadêmicos que demonstram que a bebida contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, redução da pressão arterial e aumenta a capacidade cognitiva e de memória. Neste sentido, o produto pode ser um aliado na redução do risco do aparecimento do Alzheimer. Para a biomédica, a divulgação das pesquisas tem relação direta com o aumento das vendas do produto.

O líquido de uva não substitui o consumo de água e deve ser encarado como um alimento a ser adicionado na dieta, conforme aponta a biomédica. Por conter carboidratos, ela recomenda que não se beba exageradamente. Ainda assim, reforça que o suco de uva não engorda. 

– Existe um mito de que o suco de uva, por ser doce, engorda. Há estudos que demonstram que não há acréscimo de peso por ingestão de suco. Existem até casos em que há redução de circunferência abdominal – aponta. 

A pesquisadora reforça, porém, que néctar de uva e outras bebidas à base da fruta não possuem os benefícios à saúde verificados na versão 100% do suco. 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros