Conta de luz terá aumento de 6,19% - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Serra gaúcha13/06/2019 | 07h41

Conta de luz terá aumento de 6,19%

Índice é para consumidores residenciais na área de concessão da RGE

Conta de luz terá aumento de 6,19% Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta semana o reajuste tarifário da RGE Sul Distribuidora de Energia S.A. As novas tarifas entram em vigor a partir da próxima quarta-feira (19). Os consumidores residenciais da RGE, que abrange os municípios da Serra, terão aumento do índice de 6,19%.

Leia também
Aprovado agrupamento da RGE Sul e RGE
Conta de luz ficará mais cara na Serra

Já os clientes que consomem grande quantidade de energia, como indústrias, terão alta maior. Para clientes da alta tensão, o aumento será de 11,32%. Para os consumidores de baixa tensão, o aumento foi estabelecido em 7,04%. O efeito médio do aumento das tarifas de alta e baixa tensão é de 8,63%.

Conforme o órgão regulatório, o resultado da tarifa considera o agrupamento das duas áreas de concessão originais e levou a uma unificação tarifária que conduz a efeitos médios específicos a serem percebidos pelos consumidores, conforme a tarifa da distribuidora anterior responsável pelo atendimento.

A ANEEL aprovou em dezembro do ano passado a unificação das distribuidoras RGE e RGE Sul.  Com a fusão, a empresa atende 2,87 milhões de unidades consumidoras, em 373 municípios do Rio Grande do Sul. A sede ficou em São Leopoldo, onde hoje já está o Centro de Operação Integrado das duas concessionárias.

Cabe lembrar que o aumento deste ano parece menor do que foi o do ano passado em municípios da Serra porque, em 2018, a conta de luz pesou mais no bolso do consumidor por conta da revisão tarifária, que ocorre de quatro em quatro anos, e pode acumular altas. No ano passado, os consumidores residenciais atendidos pela concessionária tiveram reajuste médio de 21,55% e clientes de alta tensão, como indústrias, tiveram aumento de 19,04%. 

Leia mais
Empresa solicita licença ambiental para instalação de Maria Fumaça em São Francisco de Paula



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros