Primeira candidata a chegar na fila do Sine, em Caxias, é encaminhada para entrevista de emprego - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Feirão21/05/2019 | 13h41Atualizada em 21/05/2019 | 13h51

Primeira candidata a chegar na fila do Sine, em Caxias, é encaminhada para entrevista de emprego

Carol Oliveira, 22 anos, chegou às 22h desta segunda-feira para aguardar abertura da agência

Primeira candidata a chegar na fila do Sine, em Caxias, é encaminhada para entrevista de emprego André Fiedler / Agência RBS/Agência RBS
Carol Oliveira chegou na fila às 22h de segunda-feira (20) Foto: André Fiedler / Agência RBS / Agência RBS

Após esperar por 10 horas pela abertura da agência do Sine em Caxias do Sul, Carol Rodrigues Oliveira, 22 anos, conseguiu encaminhamento para uma entrevista de emprego na manhã desta terça-feira (21). A vaga é para o cargo de auxiliar de cozinha e a próxima fase do processo seletivo ainda será marcada.

Leia mais
Em busca de emprego, candidatos ficam mais de 9h na fila do Sine de Caxias
Feirão de emprego do Sine segue até o fim da semana em Caxias do Sul
Feirão de emprego leva centenas à fila do Sine em Caxias do Sul
Formação de filas antes da distribuição de senhas marca atendimentos em Caxias

Acompanhada de um casal de amigos, a jovem chegou às 22h de segunda-feira (20) para garantir uma das senhas de atendimento da agência. Para aguentar a espera, Carol estava munida de uma cadeira de praia, colocada ao lado da porta da agência, na Avenida Júlio de Castilhos. O transporte do bairro Desvio Rizzo, onde o grupo mora, até o Sine foi viabilizado por um vizinho, que ofereceu carona.

Por volta das 8h15min, logo após o início do expediente, a jovem foi chamada pelos atendentes. Após dois anos desempregada, a expectativa era tentar uma oportunidade no comércio, mas ela acabou encaminhada para a vaga de auxiliar de cozinha. A indicação foi com base em análise do perfil.

— Não tinha mais vaga no comércio, mas tinha outras duas, de auxiliar de limpeza e auxiliar de cozinha, aí optei por auxiliar de cozinha — revela.

Com a carta de encaminhamento em mãos, a orientação recebida por Carol é para ligar ainda nesta terça-feira (21) para a empresa, que fica no bairro Planalto. Natural de São Leopoldo, a jovem mora em Caxias do Sul há sete anos. Antes de mudarem para a Serra, Carol, a mãe dela, Mari, e um casal de irmãos moravam em Rosário do Sul, na Fronteira Oeste.

— Viemos em busca de melhores condições de estudo e trabalho — destaca.

Atualmente, a família segue morando junto, mas a irmã mais velha, Rita, morreu no ano passado, aos 35 anos. Agora, a esperança de Carol é conseguir um emprego para auxiliar no sustento da família e, principalmente, ajudar o irmão, Makauly, 19 anos, a cursar faculdade de Audiovisual e realizar o sonho de ser ator.

Vagas permanecerão até o início da semana

Embora a busca por emprego no Sine tenha ficado acima da média novamente nesta terça, por volta das 7h30min a fila tinha a metade do tamanho na comparação com a segunda-feira (20). Enquanto no primeiro dia do feirão de empregos a fila chegava à Rua Alfredo Chaves no horário, no segundo não passava da Rua Borges de Medeiros.

Para o coordenador da agência do Sine, Valmir Funari, a maior parte das pessoas seguiu a orientação de buscar atendimento ao longo da semana. Nesta terça, mais uma vez foram distribuídas 90 senhas, 70 para o período da manhã e 20 para o período da tarde. Esse é o limite para o atendimento de encaminhamentos de emprego neste momento.

— Até o início da semana que vem seguramente essas vagas vão ficar. Elas só fecharão com autorização da empresa. Não precisa pernoitar na fila ou vir de madrugada. Temos que ter a consciência de que não é porque a pessoa é a primeira da fila que será contratada e não é porque é a última que não será — orienta.

Na segunda-feira, quando houve o acréscimo de 13 vagas em relação às 120 oferecidas originalmente, 51 das 90 pessoas atendidas foram encaminhadas para entrevistas. Até as 9h30min desta terça, a estimativa de Funari era de que outras cinco já tivessem recebido a carta de recomendação.

Leia também
Empresa da Serra inaugura mais avançado sistema de cortes de chapas do mundo
Dejetos de porcos geram toda a luz de granja em Carlos Barbosa
Fórum debate energia solar e eficiência energética em Bento Gonçalves 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros