Havan e Stok Center influenciam dado positivo de contratações no comércio caxiense em abril - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Emprego24/05/2019 | 17h41

Havan e Stok Center influenciam dado positivo de contratações no comércio caxiense em abril

Setor teve melhor número do ano no mês passado

Havan e Stok Center influenciam dado positivo de contratações no comércio caxiense em abril Stok Center/Divulgação
Foto: Stok Center / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Caxias do Sul teve saldo positivo na abertura de vagas de emprego no mês de abril de 576, segundo dados divulgados pelo  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta sexta-feira (24). Do índice, a indústria teve a maior contribuição, registrando saldo de 272 postos no período. 

Leia mais:
Caxias do Sul registra abertura de mais de 500 vagas em abril

No entanto, foi o comércio que se destacou. Em baixa nos últimos meses, o saldo de 253 registrado se constitui como o maior índice do setor no ano e a segunda vez que apresenta desempenho positivo. De acordo com a economista Maria Carolina Gullo, a abertura das unidades da Havan e do atacarejo Stok Center foram importantes para alavancar os números do segmento.

— Merece destaque o comércio, que vinha com números negativos e teve bom movimento de contratação. Pode significar a volta da contratação do setor, mas vale lembrar que teve abertura da Havan e da Stok Center, o que acabou puxando a contratação para cima —  afirma.

Somente a abertura das unidades da Havan e da Stok Center em Caxias somaram, juntas, a contratação de 300 funcionários (150 em cada uma). No total, o setor teve 1.637 admissões em abril, contra o fechamento de 1.384 vagas. Portanto, sem a participação das duas redes, o setor teria saldo de -47 no mês.

Apesar da novidade ter sido primordial para o dado positivo, a economista não crê que a retomada seja apenas pela questão da sazonalidade.

— Não acredito que seja apenas sazonalidade da abertura da Havan e da Stok Center, mas com o fechamento de maio teremos o parâmetro para sabermos se há consolidação de retomada — acrescenta.

Leia também
Audi promove ação em Caxias com carros que custam até R$ 600 mil
Empresários apontam cenário de "otimismo moderado" para o setor da indústria nos próximos anos em Caxias 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros