Caxias do Sul registra abertura de mais de 500 vagas em abril - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Emprego24/05/2019 | 15h49Atualizada em 24/05/2019 | 18h07

Caxias do Sul registra abertura de mais de 500 vagas em abril

Indústria foi o setor que registrou maior número de admissões

Caxias do Sul registra abertura de mais de 500 vagas em abril Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Após registrar em março o primeiro saldo negativo do ano para vagas no mercado de trabalho com carteira assinada, com recuo de 373 vagas, Caxias do Sul voltou a apresentar número positivo em abril. No período, foram abertas 576 vagas no município, segundo dados divulgados  pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta sexta-feira (24). Ao longo do mês passado, foram registradas 6.275 admissões e 5.699 desligamentos.

Leia mais  
Havan e Stok Center influenciam dado positivo de contratações no comércio caxiense em abril
Serra abre 12,1 mil vagas de trabalho no primeiro trimestre 

A indústria de transformação foi o setor que mais contribuiu para o índice, registrando saldo de 272 vagas no período. Comércio com 253 e serviços com 206 também tiveram números positivos. O único setor com recuo significativo foi a agricultura, com 185 vagas a menos, resultado do final de colheita e preparo de solo para outras culturas.

— Abril ainda tivemos contratações significativas no setor da indústria em função dos pedidos que (as empresas) têm para atender ainda do final do ano passado. Há ainda movimento de contratação, não tão intenso em comparação a outros meses, mas obviamente em relação a março, quando tivemos saldo negativo — avalia a economista Maria Carolina Gullo.

Apesar de a indústria ter participação considerável para o índice favorável, segundo ela, as perspectivas não são as mais favoráveis para o setor:

— Temos indicativo de que esse momento econômico nacional, visto as sucessivas quedas na projeção do PIB, vai começar a nos afetar. Esperamos que não na mesma magnitude que em nível Brasil, mas já temos sinais de um segundo semestre mais difícil, com os pedidos entrando numa proporção menor. Não é uma catástrofe, mas as expectativas para o ano não vão se consolidar — afirma.

De janeiro a abril, Caxias do Sul acumula saldo positivo de 3.506 vagas. Nos quatro meses, foram abertos 26.678 postos de trabalho e fechados 23.172.

A região abrangida por Caxias, que compreende 18 municípios, também teve saldo positivo no índice geral de contratações no período, com 687 vagas abertas. 

Leia também
Audi promove ação em Caxias com carros que custam até R$ 600 mil
Empresários apontam cenário de "otimismo moderado" para o setor da indústria nos próximos anos em Caxias


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros