Caxias do Sul tem saldo negativo de empregos pela primeira vez no ano - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Mercado de trabalho24/04/2019 | 11h15Atualizada em 24/04/2019 | 11h15

Caxias do Sul tem saldo negativo de empregos pela primeira vez no ano

Fim da safra da uva e indústria com desempenho tímido explicam redução de vagas

Caxias do Sul tem saldo negativo de empregos pela primeira vez no ano Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Caxias do Sul teve saldo negativo de 373 vagas com carteira assinada, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) na manhã desta quarta-feira (24). Mesmo assim, no acumulado do ano, a cidade criou 2,9 mil empregos. É a primeira vez no ano que a cidade tem redução de vagas. 

O último saldo negativo de contratações em Caxias foi em dezembro, quando foram fechados 2,5 mil postos de trabalho. Mesmo assim, foi a cidade que mais gerou postos de trabalho no Estado em 2018. Neste ano, até agora, esse posto é de Vacaria, com acumulado de 4,9 mil vagas, por conta da safra da maçã.

Leia também
Mais de 3 mil vagas de emprego já foram criadas em Caxias do Sul nos primeiros dois meses de 2019

O saldo negativo de março em Caxias foi puxado pela redução de 290 vagas na agropecuária. O mês de março foi marcado pelo fim da safra da uva. A indústria da transformação, que puxou os números positivos nos outros meses do ano, desta vez teve desempenho tímido, com saldo positivo de 25 vagas. Os demais setores tiveram saldo negativo. O comércio fechou 46 postos, o setor de serviços outros 14 empregos e a construção civil, 39. 

Outras cidades da Serra

O município que mais fechou postos de trabalho no Rio Grande do Sul foi Vacaria, que perdeu 3,1 mil vagas com carteira assinada. A safra da maçã é o que mais movimenta o mercado de trabalho no início do ano nesta cidade e março costuma ser o período do fim da colheita.

Ainda na região da Serra, entre as cidades com mais de 30 mil habitantes e com maior movimentação de vagas, Bento Gonçalves teve saldo negativo de 135 empregos e Farroupilha gerou 66 postos.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros