Polêmica sobre fechamento de restaurantes aos domingos, em Caxias, segue em debate - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Caixa-forte09/01/2019 | 13h18Atualizada em 09/01/2019 | 13h18

Polêmica sobre fechamento de restaurantes aos domingos, em Caxias, segue em debate

Questão não é nova e já foi abordada pela coluna inúmeras vezes

Polêmica sobre fechamento de restaurantes aos domingos, em Caxias, segue em debate Roni Rigon/Agencia RBS
BaitaKão destaca-se entre os que abrem todos os dias no ano e até mais tarde Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Por que os restaurantes ainda fecham cedo em Caxias do Sul e não flexibilizam horários aos domingos?

A questão não é nova e, além desta terça-feira, já foi abordada pela coluna inúmeras vezes. Porém, continua a dividir opiniões. Parte do público concorda que, sim, a cidade pode evoluir com horários mais amplos para o jantar e aos finais de semana. 

Essa parcela de consumidores acredita que, por ser uma metrópole (tem 500 mil habitantes), Caxias destoa nesse aspecto, mantendo uma mentalidade interiorana e afastando turistas e empresários de fora.

Já uma grande parcela aponta senões a esses possíveis avanços. A principal barreira seria aquilo que definem como exploração da mão de obra. Traduzindo:  nessa visão, os horários mais elásticos exigiriam mais dos trabalhadores, que ficariam limitados no convívio da família, além de dificuldades com transporte .

Quando fala-se em negócios, evoca-se gestão. Não é possível supor que as mesmas equipes trabalhem 12, 15 horas por dia. Há algo chamado de turnos, e imposições da Legislação Trabalhista. 

Estratégias são definidas conforme o planejamento (e ambições) de cada negócio. Por isso que a coluna apontou que, para muitos donos de restaurantes, é inviável financeiramente investir mais em equipes e em segurança, já que o movimento não compensaria. O tema ainda é indigesto, confirmando o que há tempos se comenta: a questão é cultural. Discutir é a melhor forma de se repensar o presente e projetar a cidade do futuro.  

Leia também
Inaugurado em novembro, Hotel Daara comemora sucesso de ocupações em Gramado
Os vinhos da Serra brilharam na posse presidencial de Bolsonaro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros