Colheita de frutas movimenta mercado de trabalho na região - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Agricultura14/01/2019 | 05h00Atualizada em 14/01/2019 | 05h00

Colheita de frutas movimenta mercado de trabalho na região

Durante a safra do pêssego, diversas vagas temporárias são abertas nas propriedades rurais da Serra

Colheita de frutas movimenta mercado de trabalho na região Lucas Amorelli/Agencia RBS
Há seis anos, Roncalio sai de Engenho Velho para vir à Serra trabalhar na colheita de frutas Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

O período de colheita na fruticultura representa uma oportunidade para milhares de trabalhadores. Quando os frutos já estão quase maduros, diversos produtores, sobretudo os de médio e grande portes, decidem contratar uma série de temporários para o trabalho no campo. Com o pêssego, a movimentação na Serra começou por volta de outubro.  

Leia mais:
Safra do pêssego deste ano tem redução de 24% na Serra

Natural de Engenho Velho, cidade situada na região Noroeste do Rio Grande do Sul, Dalvani Roncalio, trabalha há seis anos como temporário em propriedades da Serra. No momento, atua na colheita do pêssego em uma propriedade em Pinto Bandeira. Antes, entre agosto e setembro, havia participado da poda de uma área de parreirais em Monte Belo do Campo. Assim que terminar o trabalho no pêssego, no final de janeiro, voltará para Monte Belo para trabalhar na colheita da uva.   

– Eu gosto bastante de trabalhar na agricultura. Minha cidade é pequena e não tem muito serviço. Consigo tirar meu sustento daqui (da Serra) – aponta Roncalio.   

Entre idas e vindas de sua cidade natal, Roncalio tem trabalho garantido na Serra por quase oito meses consecutivos. Com os recursos obtidos na região serrana, já comprou um carro e ainda consegue ajudar no sustento da família. 

O pêssego é a terceira principal cultura da região, atrás apenas da uva e da maçã. 

 BENTO GONÇALVES, RS, BRASIL, 04/01/2018Propriedade do sr. Adair Rizzardo na colheita do pêssego para o caderno +Serra. (Lucas Amorelli/Agência RBS)
Colheita do pêssego deve se encerrar até o dia 20 de janeiro na regiãoFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros