Centro Tecnológico da Randon, em Farroupilha, conquista certificação inédita no Brasil - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Caixa-Forte07/01/2019 | 20h10Atualizada em 07/01/2019 | 20h10

Centro Tecnológico da Randon, em Farroupilha, conquista certificação inédita no Brasil

O processo de aval do Inmetro demandou dedicação de um time de pilotos e engenheiros e abre um novo nicho no setor automotivo

 

randon
Os ensaios de Coast Down, como o processo é conhecido no setor, verificam o comportamento do veículo em episódios de desaceleração livre em pistas de rolamentoFoto: Wagner Dias / divulgação

O grupo Randon avança na estrada da inovação, tecnologia e ineditismo. Instalado em 87 hectares em Farroupilha, o Centro Tecnológico Randon (CTR) conquistou a certificação pelo Inmetro para pistas abertas. O aval é único no Brasil, desbravando mais um nicho no setor automotivo.

Com isso, o complexo de testes está habilitado a sediar os ensaios de determinação da resistência ao deslocamento por desaceleração livre em pista de rolamento para veículos utilitários e de passageiros, processo conhecido como Coast Down. 

Os resultados obtidos no teste ajudam a nortear possíveis melhorias de projeto para incremento de desempenho do automóvel em trechos urbanos e rodoviários.

Até a obtenção da homologação,  foram 18 meses de preparação, ajustes de sistemas de gestão da qualidade e metodologias de cálculo de confiabilidade. Processo esse que demandou dedicação exclusiva de um time de pilotos e engenheiros.

A saber: o Centro Tecnológico Randon dispõe de 15 quilômetros de diferentes tipos de pistas, por onde passam os novos veículos de praticamente todas as montadoras instaladas no Brasil. A novidade se soma a reconhecimentos recebidos desde sua criação, como o credenciamento para ensaios de homologação de sistemas de freio de veículos.

Leia mais:

 Como os gaúchos aproveitarão as férias de verão

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros