Caxias e Gramado estão entre as principais comunidades de startups do país - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Inovação03/01/2019 | 16h15Atualizada em 03/01/2019 | 16h38

Caxias e Gramado estão entre as principais comunidades de startups do país

Cidades da Serra integram lista da ABStartups, que mapeou 65 polos em todo o Brasil

Caxias e Gramado estão entre as principais comunidades de startups do país Felipe Nyland/Agencia RBS
Realização do Gramado Summit foi um dos fatores que levou cidade serrana a ser classificada como uma comunidade de startups Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A Serra possui duas das 65 comunidades de startups em atuação no país. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), divulgado nesta semana, a Comunidade Gramado e a Comunidade RS #Serra, que engloba Caxias do Sul, estão na lista dos agrupamentos inovadores existentes no país atualmente. No Rio Grande do Sul, além dos dois polos serranos, foram mapeadas outras quatro comunidades em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Vale do Taquari. 

O diretor executivo da ABStartups, Rafael Ribeiro, destaca que o levantamento foi produzido ao longo de 2018. O objetivo era identificar locais com potencial de inovação fora dos grandes centros do país. Uma comunidade é definida, entre outros aspectos, pela existência de startups, de eventos voltados à inovação e de espaços de fomento de novos negócios. 

- Quando há todo um ecossistema apoiando o empreendedor local, está se formando um hub. Identificamos as comunidades como um novo vale ou polo de inovação - classifica. 

A escolha de Gramado como uma das comunidades existentes no Brasil é uma grata surpresa, na avaliação do diretor-executivo da Gramado Summit, Marcus Rossi. Hoje com startups de projeção nacional, Gramado possui potencial para se tornar um grande polo de inovação, segundo Rossi. 

- Historicamente o movimento de startups sempre foi mais forte nos principais centros urbanos, mas a presença de Gramado nesta lista só confirma a perspectiva de que teremos uma nova matriz econômica para a cidade, além do turismo - destaca.  

Rossi acredita que, a partir do reconhecimento da ABStartups, será possível gerar mais oportunidades, engajar grandes empresas, investidores e governos, potencializando o desenvolvimento da região.

Leia também:
RGE deve manter funcionários de Caxias, após unificação
Marcopolo comemora a produção de 3 mil ônibus Torino
Empresa não se apresenta para operar Raio X do aeroporto de Caxias  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros