Sétimo lote da restituição do imposto de renda está disponível a partir desta segunda-feira - Economia - Pioneiro

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IRPF10/12/2018 | 13h32Atualizada em 10/12/2018 | 13h32

Sétimo lote da restituição do imposto de renda está disponível a partir desta segunda-feira

Também podem ser acessadas as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017

Sétimo lote da restituição do imposto de renda está disponível a partir desta segunda-feira Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
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A Receita Federal disponibilizou nesta segunda-feira o acesso para consulta do sétimo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2018. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve fazer a consulta diretamente na página da Receita na internet ou por telefone, no número 146. Nos locais, também estão disponíveis as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

Para 151.248 contribuintes, o crédito bancário será feito no próximo 17 de dezembro, somando mais de R$ 319 milhões. Idosos com mais de 80 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério têm prioridade.

Na consulta à página da Receita, é possível também acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. O órgão disponibiliza, ainda, o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e à situação cadastral no Cadastro de Pessoa Física, por meio do CPF. Por meio do aplicativo, o contribuinte pode consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

De acordo com a Receita, a restituição ficará disponível no banco durante o período de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. 

Caso o valor não seja creditado, é necessário contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou entrar em contato com a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

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