Veja quais são as 32 empresas da Serra que estão entre as 500 Maiores do Sul - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Caixa-Forte13/11/2018 | 20h55Atualizada em 14/11/2018 | 08h48

Veja quais são as 32 empresas da Serra que estão entre as 500 Maiores do Sul

Região mostra a força de suas companhias e sua diversidade econômica, após anos de crise

Veja quais são as 32 empresas da Serra que estão entre as 500 Maiores do Sul Roni Rigon/Agencia RBS
A Marcopolo aparece na 33ª posição Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Apesar de ter amargado nos últimos anos uma das piores crises de sua história, puxada pelo setor automotivo, a Serra Gaúcha continua ganhando um espaço de respeito no ranking das 500 Maiores do Sul, divulgado nesta terça-feira pela Revista AMANHÃ e PwC. Nessa edição da pesquisa – tendo como base o ano de 2017 –, a região brilha com 32 empresas (uma a mais do que no ano passado) e evidencia sua força pela diversidade de setores presentes.

Na lista, constam representantes dos segmentos automotivo, vinícola, moveleiro, metalúrgico, educacional, financeiro, alimentício, de utilidades domésticas, do comércio, entre outros.

É uma mostra da diversidade econômica da região e da importância de suas empresas. Só Caxias do Sul integra a lista com 19 companhias, que acumulam receita líquida total de R$ 16,4 bilhões no exercício de 2017.

No geral, o ranking continua encabeçado pela gigante Gerdau.  O Sicredi se consolida como a quinta maior companhia do Sul – e a líder, em receita líquida, do setor financeiro .

Um dado animador: os empreendimentos gaúchos integrantes do levantamento superam os de Santa Catarina e do Paraná na soma das receitas e, também, dos patrimônios. É um indicativo de que a retomada da indústria gaúcha em 2018 garante um cenário promissor para a próxima edição da pesquisa.

Se o zoom for colocado somente nas cinco maiores do Rio Grande do Sul em patrimônio líquido, chama a atenção que duas sejam do setor financeiro. Sicredi aparece em segundo lugar, seguida por Banrisul. Em quarta colocação figura a Lojas Renner e, em quinta, uma grife da região: a Grendene, fabricante de calçados que mantém seu administrativo em Farroupilha. 

A cerimônia de premiação das empresas vencedoras será na noite de 20 de novembro, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs),  na Capital.



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros