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Comércio23/11/2018 | 09h25Atualizada em 23/11/2018 | 09h45

Consumidores aproveitam descontos da Black Friday em Caxias do Sul

Algumas lojas anteciparam abertura para esperar os clientes

Consumidores aproveitam descontos da Black Friday em Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

A promoção do Black Friday iniciou de forma tímida no comércio caxiense nesta sexta-feira. Havia pouca movimentação na região central da cidade entre 8h e 9h. 

Algumas redes de loja adiantaram o horário de abertura para esperar os compradores. Foi o caso da Magazine Luiza. Na loja da Rua Sinimbu, as portas abriram às 7h e cerca de 30 pessoas esperavam para conferir as ofertas, conforme o gerente Andrio Cunha. 

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As donas de casa Marta Rodrigues e Nilcéia Fernandes saíram do bairro Jardim Iracema em busca de eletrodomésticos. 

— A gente está procurando batedeira e liquidificador, mas vamos pesquisar antes de comprar — apontou Marta. 

Na loja da mesma rede, localizada na Avenida Júlio de Castilhos, o movimento era mais acentuado por volta das 9h. A expectativa da gerência é de receber mais clientes durante a sexta-feira:

— O brasileiro não está muito acostumado com estas promoções. Lá fora, (do país) a gente vê mais filas —explica o gerente Moisés Albuquerque.

Algumas lojas terão horários diferenciados nesta sexta-feira. A sugestão do Sindilojas é para atendimento ampliado até as 20h, mas cada estabelecimento (de rua) pode determinar o seu horário. Confira o funcionamento dos shoppings:

Iguatemi Caxias: 9h às 22h. A loja Magazine Luiza vai abrir às 7h.  

Bourbon San Pellegrino: 10h às 22h

Plaza: 9h às 19h

Prataviera: 9h às 21h 

Martcenter: 10h às 21h 

Dicas para comprar de forma segura

O Procon terá cinco equipes fiscalizatórias atuando nas lojas de Caxias nesta sexta-feira. Confira as dicas para uma compra segura.  

1. Consulte a lista de sites não recomendáveis do Procon (www.caxias.rs.gov.br/procon).

2. Salve ou imprima tudo que comprove a compra: oferta, pedido, comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários.

3. Caso a página estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salvar as informações e registrar sua reclamação no fornecedor.

4. O fornecedor deve encaminhar a confirmação do pedido.

5. Acompanhar todas as etapas e prazos de entrega do pedido. Qualquer irregularidade deve ser questionada diretamente ao fornecedor.

6. No caso de compras por telefone ou por internet, o consumidor tem até sete dias para cancelar, isento de qualquer cobrança, incluindo frete. O fornecedor deve informar a administradora do cartão para o devido estorno do valor pago.

7. O usuário pode reclamar pelos próprios sites nos quais efetuou as compras. Os fornecedores devem responder e resolver as reclamações no prazo razoável.

Compras presenciais

1. Acompanhe o preço dos produtos antes da Black Friday.

2. Lembre-se de que o preço promocional não afasta direitos: a oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação.

3. As informações sobre preço, frete e prazo de entrega devem estar em destaque.

4. Examinar a compra imediatamente quando da entrega para pronta reclamação, de modo a não perder o prazo.

5. O consumidor deve certificar-se das cláusulas constantes no contrato de compra, como garantia legal do produto. Nos casos em que o fornecedor ofertar a garantia estendida, é importante que o consumidor observe a real necessidade de adquiri-la. Na verdade, "garantia estendida" é um contrato de seguro opcional ao consumidor que, frente à garantia legal, é completamente desnecessário. Independente disso, não pode ser exigida como condição de venda, pois caracterizaria venda casada, proibida por lei.

Fonte: Procon Caxias. 

 
 
 

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