Instituições de ensino em Caxias criam cursos com foco na fabricação de bebidas - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Caixa-Forte17/10/2018 | 08h30Atualizada em 17/10/2018 | 10h59

Instituições de ensino em Caxias criam cursos com foco na fabricação de bebidas

Uniftec, UCS e Unicesumar investem em capacitações voltadas, principalmente, ao mercado cervejeiro

Instituições de ensino em Caxias criam cursos com foco na fabricação de bebidas Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Ascensão do número de cervejarias no Estado fez com que instituições de ensino focassem no segmento Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Pelo menos três instituições que atuam em Caxias do Sul estão lançando cursos voltados para a fabricação de vinhos e cervejas para atender à demanda crescente destes mercados. O número de cervejarias artesanais registradas no país cresceu 37% no ano passado, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Estado com o maior número de cervejarias é o Rio Grande do Sul, com 142. 

O Centro Universitário Uniftec prepara para a próxima semana a inauguração de um laboratório de análises sensoriais de bebidas. O espaço será utilizado inicialmente para disciplinas da Escola de Gastronomia, mas também para cursos mais específicos, e deve ser aberto à prestação de serviços para empresas do ramo. Um curso de extensão de fabricação de cervejas está previsto para dezembro. 

Para o ano que vem, a Uniftec também já projeta um laboratório para cursos de panificação. Debora Frizzo, pró-reitora acadêmica do grupo, destaca que o direcionamento para estes segmentos se dá também a partir de uma percepção de que os cursos que dependem de empresas empregadoras estão em baixa e os cursos que preparam o empreendedor independente estão em ascensão. 

Duas novas opções para cervejeiros 

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) planeja para novembro dois cursos de extensão para quem pretende fabricar cervejas e insumos. Um deles é o de propagação de leveduras, que é voltado para as cervejarias da região que buscam reduzir custos e aumentar a qualidade das fermentações. As aulas ocorrem de 6 a 9 de novembro no campus sede da UCS.

No mesmo mês, a universidade prepara o curso de produção de cerveja artesanal em parceria com a Brew House. É voltado tanto para iniciantes quanto para atualização. Será no dia 24 de novembro, das 9h às 18h, também no campus sede, com almoço harmonizado com cervejas artesanais. 

A distância

Unindo as duas tendências de ensino, a oferta de cursos na área de gastronomia e na modalidade EAD, a UniCesumar Caxias do Sul também abriu inscrições neste mês para cursos na área da produção cervejeira e segurança alimentar. As aulas serão em 2019. A UniCesumar é pioneira a ofertar estes cursos na modalidade EAD.

Leia também:
"Estamos de portas abertas", diz diretor da Smapa sobre impasse com agros de Caxias
Projeto promete ajudar agroindústrias de Caxias do Sul
Unificação da RGE e RGE Sul, do Grupo CPFL, pode aumentar tarifas de luz


 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros