Caxias realiza mais uma edição da Mercopar a partir desta terça - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Indústria02/10/2018 | 07h00Atualizada em 02/10/2018 | 07h00

Caxias realiza mais uma edição da Mercopar a partir desta terça

Evento reúne expositores de todo o país e deve movimentar R$ 70 milhões em negócios

Caxias realiza mais uma edição da Mercopar a partir desta terça Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Nesta segunda-feira, organizadores ajeitavam os últimos detalhes nos estandes participantes Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Durante três dias, Caxias do Sul será o cenário nacional da inovação na indústria, reunindo cerca de 200 expositores de várias regiões do país que buscam, além da prospecção de negócios, muito conhecimento e acesso às inovações tão necessárias ao setor industrial. Única feira de negócios do ano na cidade, a Mercopar contará, a partir desta terça-feira (2), com programação especial neste sentido. A expectativa é manter os resultados atingidos o ano passado, R$ 69,3 milhões em negócios, 43% superiores frente a edição de 2016.

O Salão da Inovação irá explorar quatro grandes temas: encadeamento tecnológico entre pequenas e grandes empresas, disseminação de ferramentas em manufatura avançada (Indústria 4.0) para os pequenos negócios, promoção de conexões com startups que desenvolvam soluções para a indústria, e potencialização do acesso a recursos para investimento em inovação pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs). 

– Teremos atividades simultâneas voltadas para o estímulo da inovação e da tecnologia nos pequenos negócios da indústria  – aponta o gestor de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae RS (promotora do evento),  Alexandre Zigunovas.  

Leia também:
Multinacional holandesa adquire 50% do capital da caxiense Rodoil
Menos estoques para o Natal?
Produtores de leite da Serra começam a utilizar robôs para fazer a ordenha das vacas

Campus Day

Hoje acontece o  Campus Day Empreendedorismo. Serão oito horas de conteúdos selecionados por curadores da Campus Party Brasil, incluindo conferências e painéis que vão abordar as principais tendências do universo das startups e empreendedorismo digital, levando ao público-alvo temáticas atuais e relevantes sobre esses mercados proporcionando networking, troca de ideias e compartilhamento de experiência. 

Também haverá demonstração de ferramentas e soluções oferecidas e implementadas por micro e pequenas empresas para outras de mesmo porte. Entre elas estão Padrões de Comunicação para Manufatura Inteligente, Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Virtualização, Industrial Analytics, Automação Inteligente e Lean Manufacturing.

Soluções tecnológicas

Amanhã começa o Sebrae Like a Boss, com 20 startups participantes e o matchmaking: conexões tecnológicas entre pequenas e grandes empresas, para desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas para as grandes empresas e a apresentação do edital de inovação para a indústria e oficina de elaboração de projetos. Também tem a continuidade das atividades de manufatura avançada.

Na quinta-feira, ocorre a final do Sebrae Like a Boss, com 10 startups finalistas, que mostrarão os seus projetos para uma banca avaliadora. 

Outra atividade do dia será o Bootcamp Manufatura Avançada - Indústria 4.0. O objetivo é construir uma proposta conceitual de atuação do Sebrae RS  voltada a auxiliar as MPEs da indústria gaúcha. Esta ação será desenvolvida com empresários da indústria, parceiros e representantes de médias e grandes empresas.

30 empresas em um espaço

O Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA) terá um estande coletivo no piso térreo para promover negócios de suas empresas associadas durante a feira. O espaço vai reunir 30 empresas dos ramos metalmecânico, eletroeletrônico e plástico da região Nordeste do Rio Grande do Sul. 

No estande vão acontecer várias ações durante os três dias da feira que vão apresentar os objetivos da associação e onde ela está inserida. 

Integram o espaço, empresas de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e São Marcos. 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros