Turismo de Caxias clama por atenção - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Caixa-Forte11/09/2018 | 13h28Atualizada em 11/09/2018 | 13h33

Turismo de Caxias clama por atenção

Sem união e pensamento coletivo, o turismo será sempre algo amador, esporádico, desestruturado, supérfluo e desinteressante

Turismo de Caxias clama por atenção NMiriam Carodo de Souza/Divulgação
Igreja de São Pelegrino estava fechada em meio ao feriadão Foto: NMiriam Carodo de Souza / Divulgação

Sábado, em meio ao feriadão da Independência, sol lindo, pessoas passeando. Seriam turistas? Muitos sim, pois é comum moradores de Caxias receberem parentes e visitas em folgas esticadas. Onde levá-los? Quem sabe conhecer a Igreja de São Pelegrino, cartão-postal da cidade, com as magníficas pinturas do italiano Aldo Locatelli. Boa ideia. Mas não. A igreja está fechada. Portas cerradas de manhã, sem nenhuma informação se abriria à tarde, em qual horário. Outras pessoas já dando as costas. A Catedral, idem, de portas fechadas no início da tarde de sábado. 

Frustração. É preciso circular por outros lugares, especialmente privados, nos quais os proprietários se esmeram para atender, como no Barlavento –  Morangos Hidropônicos, que abre sempre: sábados, domingos e feriados. E onde o público não reclama em aguardar estirado em redes, sob árvores e bancos seu nome ser chamado na fila. Ou no zoológico da UCS, lotado de famílias e crianças.

Turismo só se cria com cultura para receber. O visitante precisa saber que encontrará o local aberto. Ele desenvolve o hábito, volta, comenta, convida amigos e familiares. E a roda gira. Em Caxias, os pequenos movimentos individuais de abnegados empresários movem mais a roda do turismo do que o planejamento público.  Falta integração, sintonia. Mas é inconcebível. Pois todos perdemos. 

Sem união e pensamento coletivo, o turismo será sempre algo amador, esporádico, desestruturado, supérfluo e desinteressante.  

Leia também
Procon suspende serviços de empresa de fotografias no centro de Caxias
Gasolina sobe de novo nas bombas de Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros