Tramontina inaugura loja-conceito de R$ 30 milhões na Serra - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Caixa-Forte10/09/2018 | 14h47Atualizada em 10/09/2018 | 15h58

Tramontina inaugura loja-conceito de R$ 30 milhões na Serra

T factory store nasce como o maior varejo do grupo, com 4 mil metros quadrados e 10 mil itens das 10 fábricas

Tramontina inaugura loja-conceito de R$ 30 milhões na Serra Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Mais do que a maior loja da Tramontina, a novidade ganha uma boa pitada de nostalgia, já que esse foi o primeiro varejo da marca e está instalado em sua cidade-natal Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

"É uma Disney."

Assim o presidente do Conselho de Administração da centenária Tramontina define a T factory store, em Carlos Barbosa, nova loja-conceito de R$ 30 milhões que busca aproximar a fabricante de artigos de cutelaria e de utilidades para o lar do consumidor e propiciar experiências a apreciadores da boa mesa, de receber e de organizar. 

A analogia de Clovis Tramontina – neto dos fundadores do conglomerado – ao parque de diversões norte-americano faz muito sentido.

O ponto de vendas de 4 mil metros quadrados nasce como o maior varejo do grupo (são 13 no total, sendo três no Exterior), superando em 600 metros quadrados a TStore, em Farroupilha, inaugurada em 2016, que já consolidou-se como parada turística da Serra.

 CARLOS BARBOSA, RS, BRASIL, 10/09/2018. T Factory Store aproxima o universo Tramontina do consumidor, em Carlos Barbosa. Clovis Tramontina, presidente do Conselho da empresa, lançou o ponto de venda com mais de 10 mil itens. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
O modesto varejo foi ampliado e repaginando, em quatro anos entre planejamento e execução, e chega agora mais do que duplicadoFoto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Circular pela nova operação, situada nas imediações da igreja matriz de Carlos Barbosa, é aguçar o olhar para um universo de 10 mil itens – evidenciando a diversidade das 10 fábricas da grife –, de panelas a frigideiras, de churrasqueiras a faqueiros, de carrinhos elétricos a móveis externos, divididos pelos temas/segmentos: mobiliar, servir, equipar, festejar, preparar, temático, cortar, reparar, divertir e aproveitar. 

Até a simples visita ao café e ao banheiro tornam-se uma experiência. O bloco de toaletes femininos é composto por amplas orquídeas que emolduram uma das paredes, colheres como puxadores de portas e um aparato de espelhos e bancadas de encantar as mulheres, a quem Seu Clovis salienta que "a empresa gosta de tratar bem". Em alguns ambientes do grupo, são levadas até de carrinhos para não cansar, por conta do salto alto.

Mais do que a maior loja da Tramontina, a novidade ganha uma boa pitada de nostalgia, já que esse foi o primeiro varejo da marca e está instalado em sua cidade-natal desde 1978, "onde tudo começou". O modesto varejo foi ampliado e repaginado, em quatro anos entre planejamento e execução, e chega agora mais do que duplicado, numa estrutura imponente no centro da cidade. São 53 funcionários no complexo, incluindo 37 na loja e 16 no SAC. Quando a demanda cresce, são "puxados" profissionais das próprias fábricas. Escadas rolantes que dão acesso à loja de Carlos Barbosa são acionadas quando o público se aproxima. Um robô em uma das vitrines dá uma pista da aposta em tecnologia da companhia.

 CARLOS BARBOSA, RS, BRASIL, 10/09/2018. T Factory Store aproxima o universo Tramontina do consumidor, em Carlos Barbosa. Clovis Tramontina, presidente do Conselho da empresa, lançou o ponto de venda com mais de 10 mil itens. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
Bem-humorado, Clovis Tramontina recebeu a imprensa num café da manhã nesta segunda-feira e define o novo varejo como “uma Disney”Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Sorridente e simpático, o empresário deixou a modéstia de lado ao afirmar "nós fazemos bonito".

E fazem mesmo: a Tramontina é um case para o mundo. Tem hoje 8,5 mil funcionários, sendo que mil deles foram incorporados desde 2017.

Como estão os negócios?

– Cumprimos 100% da meta – responde, ao informar que o grupo deve fechar 2018 com crescimento de 12%.

Além de 10 fábricas no Brasil e uma nos Estados Unidos, a marca possui 16 centros de distribuição no mundo, além das unidades de varejo. 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros