Startup com integrantes de Caxias do Sul vence competição nacional - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Caixa-Forte18/09/2018 | 20h00Atualizada em 18/09/2018 | 20h23

Startup com integrantes de Caxias do Sul vence competição nacional

Plugup foi a campeã do Startup Weekend Eletromobilidade, realizado em São Caetano do Sul (SP) de sexta a domingo

Startup com integrantes de Caxias do Sul vence competição nacional ABDI/divulgação
Aplicativo mapeia lojas e afins que desejarem oferecer suas tomadas para a recarga de veículos elétricos, sem cobrar nada, mas ganhando com a atração de potenciais clientes Foto: ABDI / divulgação

Com quatro integrantes caxienses – e outros quatro paulistas –, a startup Plugup foi a campeã do Startup Weekend Eletromobilidade, realizado em São Caetano do Sul (SP) de sexta a domingo. 

A solução para a falta de pontos de recarga públicos para veículos elétricos levíssimos, como patinetes, scooters e bikes, é simples: o compartilhamento de tomadas comuns por estabelecimentos comerciais. Essa é a ideia vencedora: um aplicativo que mapeia lojas e afins que desejarem oferecer suas tomadas para a recarga de elétricos, sem cobrar nada, mas ganhando com a atração de potenciais clientes.

A concepção partiu de Bruno Oliveira, engenheiro da Marcopolo, mas passou por transformações ao longo das 54 horas do evento. Chegou ao modelo vencedor de mobilidade e energia limpa, concorrendo com outras 11 startups. 

De Caxias, integram a equipe, além de Oliveira, Alexandre Tessari, Enzo Canteiro e Maicon Sponchiado. Tessari, executivo da área de inovação da Aliar Consultoria e da NoVoo Reinvenção Contínua, foi o representante da Plugup, responsável por apresentar a solução aos jurados.

Agora, as equipes passam para uma fase de pré-aceleração realizada no ABC Paulista, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).  Durante as próximas oito semanas, a ideia será amadurecida. 

A equipe vencedora do Startup Weekend ganhou uma bicicleta elétrica, além de mentorias de especialistas em inovação e ingressos para o Salão do Automóvel, em 13 de novembro.

O jurado Thomaz Levy, da Gerdau, destaca a importância das pessoas neste processo.

– Não adianta nada eu ter uma solução linda, se eu não tiver um time unido que queira colocar essa ideia para frente. São 54 horas que as pessoas vieram aqui, colocaram a mão na massa, fizeram o negócio acontecer para depois acabar.

Para Lanna Dioum, organizadora do evento pela ABDI, iniciativas como essa devem se repetir.

– Lidar com o tema eletromobilidade não é fácil, mas os desafiantes atenderam à altura. Cumprimos a missão de adensar esse ecossistema, gerar competências de startups capazes de atender às demandas de inovação da indústria.

Em segundo lugar, ficou uma startup que propôs a remanufatura de baterias de lítio. Conforme os idealizadores, a iniciativa aumenta o tempo de uso das baterias e reduz o passivo ambiental do material. Já a terceira colocada propôs a instalação de painéis solares em ônibus. A ideia é fornecer energia para o funcionamento do ar condicionado dos coletivos.  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros