"Oscar" dos vinhos será conhecido neste sábado em Bento Gonçalves - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Avaliação Nacional28/09/2018 | 16h30Atualizada em 28/09/2018 | 16h30

"Oscar" dos vinhos será conhecido neste sábado em Bento Gonçalves

Mais de mil pessoas participam da maior degustação de uma safra do mundo

"Oscar" dos vinhos será conhecido neste sábado em Bento Gonçalves Jeferson Soldi/Divulgação
Evento acontece no Centro de Eventos, em Bento Gonçalves Foto: Jeferson Soldi / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

As 16 amostras mais representativas da Safra 2018 serão conhecidas e degustadas por um público de cerca de mil apreciadores neste sábado (29) durante a 26ª Avaliação Nacional de Vinhos _ Safra 2018.

 Realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) desde 1993, o evento se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo e expressa a qualidade da produção nacional. Para se ter uma ideia, as inscrições para participar da degustação abriram às 9h20min do dia 4 de setembro, encerrando uma hora e 30 minutos depois.

Este ano, 120 enólogos avaliaram às cegas 344 amostras de 49 vinícolas de seis estados brasileiros. O resultado, estabelecido a partir de um regulamento que segue normas internacionais, será anunciado neste evento que reúne enólogos, sommeliers, diretores de vinícolas, lideranças do setor, importadores, jornalistas, enfim, enófilos do Brasil e do exterior.

O ritual se repete a cada ano. Uma a uma, as amostras são servidas e degustadas por todos ao mesmo tempo. Assim que cada amostra é degustada, é feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que compartilha suas impressões. Somente depois de degustar as 16 amostras é anunciado o resultado dos 30% e revelado as 16 amostras selecionadas como as mais representativas da Safra 2018.

Evolução

Pela primeira vez, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) — entidade máxima do mundo vitivinícola com sede em Paris —, estará presente no evento com sua presidência. A brasileira Regina Vanderlinde, que assumiu a instituição no início de julho, integrará o painel de comentaristas. O 16º comentarista será sorteado entre o público.

— Sabemos que todo vinho tem marca. Para nós, enólogos do Brasil, a marca que carregamos é a do vinho brasileiro, acima de qualquer condição. Erguemos esta bandeira que muito nos orgulha, pois sabemos que os vinhos e espumantes que elaboramos têm qualidade superior. O mundo reconhece esta evolução e nós brasileiros precisamos reconhecer — destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.

Um dos grandes momentos do evento será a divulgação e entrega do Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2018 e Troféu Vitis Destaque Enológico 2018, uma justa distinção que a ABE presta a pessoas que em sua trajetória contribuem para promover o vinho brasileiro.

Leia também:  
Produtores comemoram alta na venda de vinhos, durante a Wine South America, em Bento Gonçalves
Feira de vinhos em Bento Gonçalves foca no enoturismo



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros