Horário de verão só a partir de novembro - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Economia18/09/2018 | 19h11Atualizada em 18/09/2018 | 19h11

Horário de verão só a partir de novembro

Este ano, período que vai antecipar os relógios em uma hora, será menor

Horário de verão só a partir de novembro Emerson Souza/Agencia RBS
Foto: Emerson Souza / Agencia RBS

Alguns comemoram, outros criticam. Para os descontentes com o horário de verão, a notícia é boa, pois terão menos dias de sofrimento nesta temporada. Em 2018, será aplicado pela primeira vez o decreto presidencial que empurrou de outubro para o primeiro domingo de novembro a mudança nos relógios.

Com isso, o horário de verão começará no dia 4 de novembro. No ano passado, por exemplo, quando ainda valia a regra do terceiro domingo do décimo mês, começou em 15 de outubro. O próximo horário de verão terminará em 16 de fevereiro. Em comparação com o do ano passado, terá 21 dias de duração a menos.

A mudança nas regras foi definida em dezembro do ano passado pelo presidente Michel Temer, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Então à frente do TSE, o ministro Gilmar Mendes argumentou que a vigência do horário de verão em meio ao período eleitoral agravava os problemas relativos à existência de diferentes fusos horários eleitorais no país, podendo confundir os votantes e aumentar a abstenção.

O governo chegou a discutir a extinção, a partir de dados do Ministério de Minas e Energia que apontavam uma efetividade decrescente da medida para economizar eletricidade.

 

Leia também:
Comércio de Caxias do Sul reage, mas lentamente
Mercopar espera movimentar R$ 70 milhões em Caxias do Sul


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros