Feira em Bento Gonçalves vai impulsionar negócios no mundo do vinho - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Vinicultura22/09/2018 | 08h00Atualizada em 22/09/2018 | 08h00

Feira em Bento Gonçalves vai impulsionar negócios no mundo do vinho

Oportunidades , conhecimento e enoturismo estão na pauta da Wine South America, que inicia na próxima quarta-feira

Feira em Bento Gonçalves vai impulsionar negócios no mundo do vinho /
Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Não há estimativas sobre as cifras de negócios que a feira vai, mas a primeira edição da Wine South America, feira internacional do vinho, promete movimentar o mundo do vinho a partir da próxima quarta-feira em Bento Gonçalves. Está confirmada a participação de 250 marcas expositoras e ampla programação informativa. São esperados 10 mil pessoas durante os quatro dias. Os visitantes que passarem pelo Parque de Eventos , poderão conhecer de perto as características de cada marca, degustar na taça as particularidades dos produtos e assistir a palestras de temas relevantes. Os organizadores garantem oportunidades de negócios, conhecimento e qualificação. 

A harmonização de conhecimentos ocorrerá por meio de explanações relacionadas ao universo vitivinícola _ eventos que devem atrair wine lovers, pesquisadores e estudantes, promovendo a troca de experiências que fortalecem a cadeia produtiva da uva e do vinho. 

Durante a feira, especialistas e profissionais que são referência no segmento de vinhos estarão reunidos para os Wine Conference e Wine Learning, série de painéis que detalha a viticultura brasileira abordando temas que vão desde pesquisa até gastronomia, enoturismo, comercialização, indicações geográficas, tendências de consumo entre outras pautas. O acesso às programações que ocorrem nos espaços Wine Conference e Wine Learning não tem custo adicional _ basta adquirir ingresso para a feira.


Degustações temáticas


O Wine Tasting, pago à parte, terá uma grade de programação destinada a degustações temáticas guiadas por especialistas. O grande destaque fica para a presença do master of wine britânico Alistair Cooper (esse título de especialização é concedido a apenas 370 experts em todo o mundo). Ele palestrará nos dias 26 e 27, apresentando um panorama sobre vinhos brasileiros e sul-americanos produzidos em condições climáticas extremas. 

Na explanação, comentará sobre a importância de elementos como terroir, clima, poda e adubos na produção de vinhos e espumantes, resultando em bebidas de excelência. Cooper também comandará uma degustação com diferentes estilos de espumantes brasileiros.


"Vamos mostrar nossa evolução"


Os vinhos e espumantes brasileiros prometem ser as estrelas da feira. Cerca de 100 vinícolas das principais regiões produtoras representarão os rótulos verde-amarelos no encontro de negócios setorizado que também envolverá os segmentos de cachaças, destilados e de olivicultura. Além da indústria vinícola nacional, outras 150 marcas expositoras do país e do exterior integram a programação.

O projeto setorial 100% Suco de Uva do Brasil, desenvolvido há nove anos pelo Ibravin, também estará presente. O local de 64 metros quadrados apresentará os sucos de uva tintos, brancos e rosés das 14 empresas associadas ao projeto, sendo que cinco delas estarão no estande em balcões individuais para degustação.

O presidente do Ibravin, Oscar Ló, acredita que a feira contribuirá para o fortalecimento e melhoria da imagem da vitivinicultura brasileira, para aumentar a presença dos vinhos, espumantes e sucos de uva nacionais nos mercados interno e externo e para a visibilidade e desenvolvimento do enoturismo. Além disso, o evento ocorre no mesmo ano em que o setor está celebrando os resultados qualitativos da safra de uvas 2018, considerada uma das melhores da década.

— É a oportunidade para realizar ações promocionais, ampliar relações comerciais e projetar o vinho e o suco de uva brasileiros nos cenários nacional e internacional. Vamos receber em casa centenas de influenciadores do mercado de vinhos e poderemos mostrar nossa evolução tecnológica, a qualidade de nossos produtos e o comprometimento que temos com uma vitivinicultura que busca se fortalecer e confirmar seu espaço neste mercado tão disputado — projeta Ló.  


SERVIÇO        

Wine South America _ Feira Internacional do Vinho          

Quando: 26 a 29 de setembro, das 12h às 21h        

Onde: Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS)       

Informações: www.winesa.com.br


Atuação feminina

Na quarta-feira, às 19h30min, acontece o painel  "Vinho e mulher: reflexões e perspectivas. A proposta fazer uma análise da participação das mulheres no mundo da produção e comercialização do vinho, apontando tendências, influências e perspectivas. Também pretende valorizar a presença feminina nas diferentes áreas de atuação ligadas ao mundo do vinho, colocando em evidência a história profissional das convidadas.

Leia também:
Feriado com  lojas fechadas em Caxias do Sul



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros