Em agosto, Caxias lidera criação de empregos no Estado - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Mercado de trabalho21/09/2018 | 17h19Atualizada em 21/09/2018 | 17h19

Em agosto, Caxias lidera criação de empregos no Estado

Município abriu 680 postos de trabalho no mês passado, segundo o Caged

Em agosto, Caxias lidera criação de empregos no Estado Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Mais uma vez, a indústria foi a principal responsável pela geração de empregos em Caxias Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Com a geração de 680 novas vagas formais de trabalho, Caxias do Sul liderou a criação de postos de trabalho no Rio Grande do Sul em agosto. O resultado provém das 6.167 admissões e 5.487 demissões que ocorreram no período, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados ontem. Os números apontam a continuidade da recuperação da economia local, já que Caxias apresentou saldo positivo no Caged pelo oitavo mês consecutivo. 

Novamente, a indústria de transformação foi a principal responsável pelo resultado positivo. Apenas em agosto, o segmento criou 524 vagas no município. O setor de serviços também repetiu o bom desempenho de meses anteriores e fechou no azul, com 328 empregos criados.  

Por outro lado, as demais atividades apresentaram retração no mês passado. O comércio cortou 72 postos, a construção civil encerrou 46 vínculos e a agropecuária teve redução de 40 vagas. Também fecharam no vermelho o setor extrativo mineral, o de serviços industriais de utilidade pública e a administração pública. 

No ano, Caxias ultrapassa Santa Cruz do Sul 

Além de ter liderado as contratações no mercado gaúcho em agosto, Caxias passou a ser o município que mais criou empregos no acumulado de 2018. De janeiro a agosto, foram geradas 6.016 vagas na cidade, conforme o Caged. O saldo é fruto das 48.527 contratações e dos 42.511 desligamentos que aconteceram ao longo do ano. Nenhum outro município gaúcho tem desempenho superior. Caxias ultrapassou Santa Cruz do Sul, que até julho detinha esse título. 

Nos primeiros oito meses de 2018, a indústria puxa o desempenho caxiense. Somente o segmento gerou 5.208 novos vínculos empregatícios, começando a reverter as mais de 20 mil vagas cortadas durante a recessão.  

Resultado em Caxias por setor, em agosto 

Indústria de transformação: 524 vagas criadas
Serviços: 328 vagas criadas
Comércio: 72 vagas cortadas
Construção civil: 46 vagas cortadas
Agropecuária: 40 vagas cortadas
Extrativa mineral: 3 vagas cortadas
Administração pública: 1 vaga cortada 

Fonte: Caged

Vagas criadas no ano, por municípios 

Caxias do Sul: 6.016
Santa Cruz do Sul: 3.128
Venâncio Aires: 2.482
Porto Alegre: 1.767
Erechim: 1.222

Fonte: Caged

Leia também:
Construtora aposta no mercado habitacional popular de Caxias 
Passarela ligará hotel a shopping em Caxias do Sul
Banco da Família bate a meta anual em apenas oito meses

From:cms -->
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros