Frio e Dia dos Pais impulsionam rede hoteleira em Gramado e Canela - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Serra Gaúcha11/08/2018 | 17h15Atualizada em 11/08/2018 | 17h15

Frio e Dia dos Pais impulsionam rede hoteleira em Gramado e Canela

Ocupação passa de 95% segundo sindicato do setor

Frio e Dia dos Pais impulsionam rede hoteleira em Gramado e Canela Andréa Graiz/Agencia RBS
Os dois municípios têm entre 12 mil e 14 mil leitos Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS

Os hotéis de Gramado e Canela estão próximos da lotação neste fim de semana. O frio e o Dia dos Pais impulsionam a visitação, segundo Fernando Boscardin, presidente do Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias. Segundo ele, de 95% a 98% dos leitos já estão ocupados, o que representa um pouco mais do que a média dos fins de semana de inverno, que tem ficado entre 90% e 95%. 

O Hotel Gramado Palace, por exemplo, está lotado, com todos os 75 apartamentos ocupados. 

— No passado, o movimento costumava diminuir nos dias das Mães e dos Pais. Atualmente, o perfil está mudando. A visitação tem aumentado, com pais jovens que vem se hospedar junto com seus filhos pequenos - comenta Marino Prigol Soares, responsável pelas reservas no hotel.

Segundo ele, o hotel também está lotado para o período do Festival de Cinema de Gramado, cuja programação começa no dia 16 e vai até o dia 25. 

Outro hotel que está lotado para o período é o Hotel Laghetto Viale, que fica no centro de Gramado. Já neste fim de semana, apenas 2 apartamentos dos 87 estavam livres nesta manhã, mas a tendência é que sejam também ocupados com a procura ainda deste sábado (11).  

GaúchaZH também consultou o Hotel Sky, de Gramado, que tem todos os 158 apartamentos ocupados neste fim de semana. Para o Festival de Cinema, ainda há vagas em dias de semana. 

O sindicato trabalha com uma base total de 12 mil a 14 mil leitos em Gramado e Canela. Boscardin explica que essa variação se deve em função de aluguéis de temporada, o que dificulta dar um número preciso.

Festival de cinema

A programação do Festival de Cinema de Gramado, que terá abertura oficial na sexta-feira (17), já começa na quinta (16). Em fins de semana, a ocupação de hotéis é alta, conforme Boscardin, em função de festas que ocorrem paralelas ao evento. O percentual fica próximo dos 95%. Já nos dias de semana, a visitação aumenta em relação à média de 60% a 65% do inverno, mas não como nos fins de semana. A programação vai até 25 de agosto.

Leia também
Gramado recebe loja-conceito da Croasonho
Empresa de Caxias do Sul está entre  as melhores para trabalhar no Brasil

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros