Qual o perfil do turista que visita Bento Gonçalves - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Caixa-Forte26/07/2018 | 14h13Atualizada em 26/07/2018 | 14h13

Qual o perfil do turista que visita Bento Gonçalves

 A Capital Brasileira do Vinho recebeu no primeiro semestre 486.372 visitantes

Qual o perfil do turista que visita Bento Gonçalves Jaqueline Milani/divulgação
O período do inverno, que coincide com o recesso escolar, é considerado a alta temporada Foto: Jaqueline Milani / divulgação

É preciso se espelhar em cidades que viraram case de turismo no Estado e no país. Algumas bem próximas de Caxias do Sul, como é o caso de Bento Gonçalves, que vem crescendo ano a ano, transformando-se em rota obrigatória de quem chega ao Rio Grande do Sul atraído por Gramado.

Tanto que a Capital Brasileira do Vinho recebeu no primeiro semestre 486.372 visitantes. Para traçar um perfil desse público, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realizou uma pesquisa nos Centros de Atendimento ao Turista. Confira abaixo o que mostram os dados sobre os turistas que visitaram Bento Gonçalves nos primeiros seis meses do ano:

 47% dos turistas vieram de outras cidades gaúchas. Os demais de São Paulo (16%), Santa Catarina (11%), e o restante dividido entre Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiânia, Espírito Santo, Bahia e Ceará.

A maioria das viagens é a lazer, correspondendo a 96%.

Entre o público, destacam-se casais sem filhos (35%), grupos de família (27%) e amigos (20%).

O Vale dos Vinhedos foi o roteiro mais procurado, com 124.931 visitas, seguido pelo Caminhos de Pedra (37.520), Vale do Rio das Antas (29.958), Encantos da Eulália (10.584) e Cantinas Históricas (10.382).

O período do inverno, que coincide com o recesso escolar, é considerado a alta temporada, justamente pela ótima combinação entre frio e vinhos, salienta  o secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto.

58% dos turistas foram atraídos pelas inúmeras vinícolas e vinhedos que compõem o cenário de Bento Gonçalves.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros