Melhores vinhos de Caxias em análise - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Concurso18/07/2018 | 15h42Atualizada em 18/07/2018 | 15h42

Melhores vinhos de Caxias em análise

Etapa de avaliação sensorial acontece até esta quinta-feira no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva

Melhores vinhos de Caxias em análise /
Foto Janaine Bagatini, divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Se encerra nesta quinta-feira a etapa de análise sensorial do 21º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Caxias do Sul, no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva.  As categorias avaliadas na edição deste ano são tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco vinífera, tinto vinífera, tinto vinífera engarrafado e suco de uva.

 Ao todo, 22 enólogos, enófilos, agrônomos especialistas em vinhos e representantes de laboratórios especializados estão participando da análise sensorial. Entre eles, a presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Regina Vanderline. Ela conta que é a terceira vez que participa do concurso em Caxias do Sul e destacou o potencial das vinícolas caxienses. 

_ Caxias do Sul tem, historicamente, ótimas condições de produzir vinhos de qualidade, por isso um estímulo é sempre bem-vindo. O concurso é uma ótima oportunidade para o produtor mostrar seus vinhos, que são fruto do trabalho árduo desenvolvido _ ressaltou Regina.

O concurso é promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). No total, são 34 vinícolas e mais de 170 amostras inscritas.

—  O concurso é o resultado da união de forças, para que possamos promover a qualidade dos vinhos produzidos no nosso município e valorizar ainda mais nossas vinícolas — disse a secretária da Smapa,  Camila Sandri Sirena.

 A próxima etapa do concurso é a análise físico-química dos premiados, prevista para o final de julho. Dentre as amostras analisadas, 30% serão agraciadas com medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a pontuação. A entrega dos prêmios ocorrerá em um jantar com as vinícolas inscritas, no dia 8 de agosto.

Leia também:  
Mais de 4 mil empresas foram abertas em Caxias no primeiro semestre de 2018



 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros