Bancos fecham às 13h nesta sexta-feira - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Fique atento05/07/2018 | 17h42Atualizada em 06/07/2018 | 09h08

Bancos fecham às 13h nesta sexta-feira

Confira os horários de funcionamento do comércio e serviços em Caxias do Sul

Bancos fecham às 13h nesta sexta-feira Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A Seleção Brasileira entra em campo contra a Bélgica, nesta sexta-feira, a partir das 15h, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Em razão disto, muitos serviços funcionarão em horários alterados. Os bancos, por exemplo, abrem das 9h às 13h.

 No comércio a abertura é facultativa. Ou seja, cada loja decide que quer ou não abrir durante o jogo. Essa definição é resultado de um acordo entre o Sindilojas Caxias e o Sindicomerciários com o objetivo de beneficiar tanto os comerciantes quanto os funcionários nos horários dos jogos do Brasil. 

Nos dias de jogos do Brasil, no entanto, a queda nas vendas no comércio caxiense passa de 50% e tem  tem deixado  lojistas de Caxias do Sul amargurados. Na última segunda feira, quando aconteceu o jogo Brasil X México, a manhã, por exemplo, foi praticamente perdida no que se refere aos negócios. As lojas ficaram completamente vazias. 

O comportamento deve se repetir na tarde de hoje, quando a seleção brasileira entra em campo, às 15h, para derrotar a Bélgica, nas quartas de final do campeonato mundial. Os lojistas preveem uma sexta-feira fraca, mesmo sendo uma semana de pagamento de salários.

— Atrapalha. E muito — diz a gerente de uma farmácia Denise Moreira.  

Ela informa que as vendas foram pelo menos 40% inferiores na segunda-feira. E prevê uma queda maior nesta sexta, já que o jogo  vai acontecer às 15h. 

— Vai ser uma tarde perdida.

Para o vice-presidente do Sindilojas, Gilmar Rossi, as vendas perdidas durante os jogos do Brasil devem ser recuperadas. Ele admite que a queda dos negócios em dias de jogos passa de 50%, mas quando o Brasil vence as partidas há um estímulo e a população pode voltar a comprar mais. 

Sobre a recuperação do setor, ele também está otimista.

— O clientes estão assustados, sem saber o certo o que vai acontecer. Mas isso deve mudar em breve — prevê. 

CONFIRA COMO SERÁ O FUNCIONAMENTO

Bancos

Abrem das 9h às 13h. 

Comércio

De acordo com o Sindilojas, a abertura do comércio será opcional. Essa definição é resultado de um acordo entre o Sindilojas Caxias e o Sindicomerciários com o objetivo de beneficiar tanto os comerciantes quanto os funcionários nos horários dos jogos do Brasil. 

Supermercados 

As grandes redes em Caxias funcionam em horário normal

Bourbon San Pellegrino 

Praça de alimentação e supermercado funcionam das 10h às 22h. O funcionamento das lojas é facultativo. A orientação do shopping é para o fechamento às 14h45min e reabertura às 17h30min. 

Iguatemi Caxias

Lojas e Praça de Alimentação têm abertura facultativa no horário do jogo. As lojas poderão fechar 30 minutos antes da partida, reabrindo 30 minutos após o término. O GNC Cinemas abrirá a partir das 17h30min.

Transporte público 

A Visate informa que os horários de ônibus não serão alterados.

Prefeitura

O serviço externo para a comunidade funcionará das 8h30min às 14h30min. 

Câmara de Vereadores

O Legislativo funcionará das 8h às 14h30min.

Saúde 

UBSs, Central de Exames, Centro Especializado de Saúde (CES), Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs),  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e a Farmácia Básica, a Especializada e a do Componente Estratégico seguem funcionando em horário habitual. O Samu (192) mantém plantão 24 horas,

Pronto atendimentos que funcionam 24 horas 

Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H)

Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H)

Escolas municipais

A orientação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) é que as aulas ocorram normalmente. ASW escolas que optarem por liberar os alunos do turno da tarde devem recuperar as aulas em outro dia.

Escolas estaduais

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, no turno da manhã os alunos não terão aula  em razão de atividade interna para os professores, relativa ao debate do novo Referencial Curricular Gaúcho. Durante a tarde, as escolas terão autonomia para decidir sobre a suspensão ou não das aulas devido ao jogo do Brasil. Nos colégios onde não houver aula, haverá recuperação até a integralização do ano letivo de 2018. 

Escolas privadas

Funcionamento facultativo. Depende de cada escola. 

Órgãos estaduais

O expediente nos órgãos da administração pública estadual será das 8h às 14h. O funcionamento de serviços considerados essenciais será preservado de forma integral. Deverá ser adotada escala de compensação dos horários flexibilizados.

Governo federal 

O expediente de órgãos federais será encerrado às 13h. No horário do jogo, o ponto dos funcionários será facultativo. Segundo o Ministério do Planejamento, os serviços essenciais não serão interrompidos ao público. A recomendação é para que o contribuinte ligue para o órgão federal para saber sobre o funcionamento antes de se dirigir a ele. 

Agência do INSS

O atendimento ao público será normal, das 7h às 13h. O INSS de Caxias do Sul atenderá normalmente em todos os dias de jogos da seleção brasileira.

Correios

As agências encerrarão atendimento às 15h. 

Receita Federal

O expediente será das 7h às 13h. Contribuintes com agendamento para atendimento em horários sem funcionamento devem entrar no sistema para alterar a data.

Ministério Público do Trabalho

O expediente será das 8h às 12h30min.

Tribunal de Justiça

O expediente será das 8h às 14h. O regime de plantão funcionará normalmente. 

Defensoria Pública Estadual

O expediente será das 8h às 14h.

Tribunal Regional Federal da 4ª Região

O expediente será das 9h às 14h. 

Leia também:  
Gasolina volta a subir em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros