Desafio Jovem Empreendedor pretende motivar alunos para os negócios - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Empreendedorismo05/06/2018 | 13h29Atualizada em 05/06/2018 | 13h29

Desafio Jovem Empreendedor pretende motivar alunos para os negócios

O grupo setorial Microempa Jovem criou o Desafio Jovem Empreendedor para estimular o perfil empreendedor em alunos do ensino médio de Caxias.

Desafio Jovem Empreendedor pretende motivar alunos para os negócios /
Pioneiro
Pioneiro

             O grupo setorial Jovem da Microempa está com inscrições abertas para o Desafio Jovem Empreendedor até 30 de junho. Para participar, as inscrições são gratuitas para alunos do Ensino Médio de Caxias do Sul. Cada escola pode inscrever uma equipe formada por, no mínimo, 10 alunos e, no máximo, 15 alunos e dois padrinhos, sendo que um deles deve ser representante da escola (professor) e o outro um familiar responsável.

O Desafio Jovem Empreendedor é uma competição entre as escolas com foco no empreendedorismo. Criado em 2017, com o objetivo de estimular o lado empreendedor dos jovens para atuar no mercado de trabalho, pretende resgatar o espírito das gincanas interescolares realizadas há alguns anos aqui em Caxias:

— Com o Desafio Jovem Empreendedor buscamos despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo de uma maneira lúdica e divertida. Durante a realização das tarefas, eles irão desenvolver, de forma prática e prazerosa, habilidades extremamente importantes no mercado de trabalho, que poderão ser um diferencial na vida profissional deles — pontua a coordenadora do projeto Gabriela Esteves Lampert, que é arquiteta, administra o próprio negócio e faz parte do Microempa Jovem.

A cada ano, o desafio vai ter uma temática diferente dentro do mundo empreendedor. Em 2018, com o tema “Caxias Empreendedora”, a competição promove a valorização de pontos turísticos e dos eventos realizados na cidade, como a escolha da rainha e princesas da Festa Nacional da Uva 2019 e o fato de Caxias ter sido uma das cidades realizadoras do Dia Mundial da Criatividade.

As tarefas envolvem temas relacionados com o empreendedorismo, como investimentos, melhoria social e no ambiente escolar, cultura, entretenimento, atuando para contribuir no desenvolvimento dos jovens para habilidades de gerenciamento de tempo, trabalho em equipe e tomada de decisão. Em dois dias de “imersão”, as equipes recebem “tokens”, uma moeda que será administrada por eles durante todo o projeto. Os alunos podem investir em mentorias nos momentos difíceis das tarefas, na bolsa de valores em um banco de investimentos interno ou ainda buscar empréstimo de “tokens” do banco para algum investimento específico que planejem fazer, com taxas sujeitas a alterações.

Serviço

O Desafio Jovem Empreendedor vai ocorrer nos dias 18 e 19 de agosto (sábado e domingo), no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. No sábado, as atividades iniciam às 8 horas e tem previsão de término às 19 horas. No domingo, inicia às 9h30min e deve ser encerrado às 14h30min. Às 15 horas, haverá um show aberto ao público. Às 16 horas, haverá a divulgação do resultado final com a premiação das equipes.

As inscrições das equipes para o “Desafio Jovem Empreendedor” são gratuitas estão abertas até 30 de junho. As escolas que tem interesse em participar podem entrar em contato com a Microempa. O grupo de Jovens da Microempa está disponível para visitar as escolas para explicar sobre o projeto e esclarecer dúvidas dos alunos.

Leia mais:
Empresário caxiense acusado de locaute sairá da prisão nesta terça-feira


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros