Economia de Caxias do Sul cresce 12,2% no primeiro trimestre do ano - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Desempenho03/05/2018 | 16h27Atualizada em 03/05/2018 | 16h29

Economia de Caxias do Sul cresce 12,2% no primeiro trimestre do ano

Indicadores foram divulgados pela CIC e CDL hoje a tarde apreswntam reação em todos os setores

Economia de Caxias do Sul cresce 12,2% no primeiro trimestre do ano Candice Giazzon / divulgação/divulgação
Foto: Candice Giazzon / divulgação / divulgação

A economia de Caxias do Sul registrou crescimento de 6,8% no mês de março, em comparação com fevereiro, garantindo um desempenho positivo no primeiro trimestre do ano. A alta foi de 12,2% no período de janeiro a março. O acumulado dos últimos 12 meses também registrou crescimento: 9,2%. Os números do desempenho da economia local foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quinta-feira.

Por setores, na relação entre março e fevereiro, o levantamento indica índices de crescimento de 5,9% na indústria, 6% no comércio e 8,7% nos serviços. Um dos motivos deste bom desempenho, segundo a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo, é que março é um mês com mais dias úteis do que fevereiro e tradicionalmente de maior atividade econômica. Ela ressaltou o comportamento dos serviços, o último setor a sair da crise e que no comparativo entre março de 2018 com março de 2017 aumentou em 11,7%.

Avaliação mais detalhada do comportamento da indústria aponta que, em março, houve crescimento de 10% nas vendas e de 10,8% nas compras em relação a fevereiro deste ano. Índices de alta também foram registrados nos itens "utilização da capacidade instalada" (0,7%), "horas trabalhadas" (8,6%) e em "massa salarial (2,5%)".

O bom desempenho da economia de Caxias do Sul também foi comemorado pelo diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt. Segundo ele, a economia local sofreu mais do que a de qualquer outro município, mas também se recupera com mais rapidez do que até mesmo o estado e o País, cujo crescimento médio ficou abaixo dos números apresentados por Caxias do Sul. As razões estão no bom desempenho do agronegócio em 2017 e 2018; na retomada dos empregos - o que impacta no consumo -; e na aceleração da cadeia automotiva, um dos motores da economia caxiense.

Astor Schmitt, no entanto, alertou para a possibilidade de alguns fatores conjunturais atrapalharem a continuidade deste bom desempenho recente, como as incertezas do cenário político e institucional brasileiro, "que não inspira tranquilidade", e o aumento surpreendente na taxa do dólar.  

Empregos - Em março, Caxias do Sul apresentou leve crescimento no mercado formal de trabalho, com a criação de 337 vagas, o que leva a um total de 161.609 postos de trabalho com carteira assinada. Nos primeiros três meses do ano foram gerados 3.662 empregos, uma variação positiva de 1,9%. Indústria e serviços foram os setores que mais criaram postos de trabalho em março. Comércio, construção civil e agropecuária, porém, registraram corte de vagas. "Ainda estamos longe dos quase 184 mil postos de trabalho formais que tivemos em 2013, mas estamos retomando a geração de empregos de forma lenta e gradual", pontuou a economista Maria Carolina.

Mercado externo - As exportações cresceram 1,4% no acumulado dos últimos 12 meses e as importações, 46,6%, fazendo com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse desempenho negativo de 15,8% no período de abril de 2017 a março de 2018.

Também participaram da apresentação do desempenho a vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, o diretor-executivo da CIC, Gelson Dalberto, o diretor da CDL Ricardo Comandulli, o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, e  a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Leia também
Aplicativo permitirá que pais acompanhem trajeto da van escolar dos filhos em Caxias
Após passar pela recessão, indústria de Caxias do Sul inicia um novo ciclo
Coroa da futura soberana da Festa da Uva será conhecida quarta-feira, em Caxias do Sul 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros