Confira a programação  do primeiro fim de semana do Dia do Vinho na Serra - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Enoturismo18/05/2018 | 06h00Atualizada em 18/05/2018 | 06h00

Confira a programação  do primeiro fim de semana do Dia do Vinho na Serra

Além de valores promocionais de vinhos, atividades multiculturais, passeio ciclístico por vinícolas e jantar com variedades de polenta são opções do calendário

Confira a programação  do primeiro fim de semana do Dia do Vinho na Serra Dandy Marchetti / Ibravin  /Ibravin
Foto: Dandy Marchetti / Ibravin / Ibravin
Pioneiro
Pioneiro

Com expectativa de gerar incremento de até 20% a mais de 250 empreendimentos do enoturismo, a programação do Dia do Vinho inicia a partir desta sexta em 22 cidades do país. Cinco polos do setor integram as atividades:  Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha, Vale Central Gaúcho, Roteiro de São Roque (SP) e Vale do Rio São Francisco (BA).

Ao todo, serão promovidas mais de 350 atrações simultâneas ao longo de 17 dias. Durante esse período, vinícolas participantes oferecem descontos nos produtos que podem chegar a até 50% e hotéis e restaurantes integrados ofertam preços e cardápios diferenciados.

A programação se encerra no dia 3, data em que é celebrado o Dia do Vinho.

— A data é estratégica. Começamos antes para terminar justamente na comemoração, quando celebramos nosso setor e o lucro obtido com o evento — comenta Vicente Perini, o presidente da Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH).

Já no primeiro fim de semana estão previstas atividades para a Serra Gaúcha. Nesta sexta, das 18h  às 22h, a Praça da Imigração Italiana, no distrito de Nova Milano, em Farroupilha, sediará o Encontro de Tradições Italianas (ENTRAI). No local, haverá a venda de vinhos e sucos, exposição de carros antigos, artesanato, agroindústria e opções gastronômicas. 

No sábado, em Antônio Prado, donos de uma propriedade de orgânicos recebem visitantes para degustação de frutas, vinhos e sucos orgânicos, bate-papo sobre alimentação e prática de yoga e reiki (detalhes na programação abaixo). Também no sábado, em Bento Gonçalves, acontece o 5º Jantar Polenta & Vin, no Vale dos Vinhedos.

Já no sábado e no domingo, Veranópolis terá programação especial com palestra, teatro, show de banda de cover de Beatles, espetáculos circenses e outras atividades. Em Flores da Cunha, o Pedal do Vinho receberá ciclistas para um passeio por diversas vinícolas e pontos turísticos do município.

— É um evento cuja integração cresce mais a cada ano. Logo se tornará uma referência no calendário turístico, pois todos os municípios vão acrescentando mais novidades às atrações. Por isso contamos com cada vez mais eventos paralelos — destaca Perini.

Por outro lado, ele lamenta a participação limitada de alguns municípios, a exemplo de Caxias, que tem poucas vinícolas  e empreendimentos hoteleiros  e gastronômicos ligados à programação. 

— A gente tenta atrair essa integração... mas é complicado. Todos poderiam ganhar com isso, principalmente Caxias, que conta com ótimas vinícolas — comenta.

A programação completa do Dia do Vinho pode ser conferida em diadovinho.com.br.

PRIMEIRO FIM DE SEMANA

SERRA GAÚCHA

Sexta - 18/05

FARROUPILHA (RS)

ENCONTRO DE TRADIÇÕES ITALIANAS (ENTRAI)

Onde: Praça da Imigração Italiana - distrito de Nova Milano
Quando: de 18 a 20/5, na sexta-feira, das 18h às 22h; sábado e domingo, das 10h às 21h
Telefone: (54) 3261.6963
O que terá: venda de vinhos e sucos, exposição de carros antigos, artesanato, agroindústrias e gastronomia
Entrada franca

Sábado - 19/5

ANTÔNIO PRADO (RS)

HARMONIA, YOGA E ORGÂNICOS

Onde: Orgânicos Pérola da Terra - Linha Guerra, 410
Horário: 14h
Telefone: (54) 3293.5040
O que terá: recepção com degustação de frutas, passeio pela propriedade, bate-papo sobre alimentação orgânica, prática de yoga e reiki, café da tarde com degustação de sucos e vinhos orgânicos. Busca de harmonia do corpo e da mente. Reserva antecipada
Ingresso: R$ 40 por pessoa

BENTO GONÇALVES (RS)

5º JANTAR POLENTA & VIN

Onde: Salão 8 da Graciema - Vale dos Vinhedos
Horário: 20h
Telefone: (54) 9914.27711
E-mail: circolotrentinobento@gmail.com
O que terá: polenta ao molho, polenta brustolada, pien, fortaia, radicci com bacon, carne de porco e galeto. Vinho durante o jantar. Mais apresentações culturais.
Ingresso: R$ 45 por pessoa, com compra antecipada no site www.passeiosnovale.com.br

VERANÓPOLIS (RS)

VERACULT - VINHO E LONGEVIDADE

Onde: Parque Municipal José Bin, Alameda Santos Dumont, s/nº _ Bairro Femaçã
Data: 19 e 20/5, sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 20h
E-mail: setur@veranopolis.rs.gov.br
O que terá: palestras sobre a relação entre vinho, suco de uva e longevidade; concerto com a Orquestra de Sopros de Veranópolis; apresentação teatral; show internacional com a banda Star Beetles (no sábado); espetáculo Cirquin, com o Grupo Tholl (no domingo); apresentações de música e dança; gastronomia local; exposição de artesanato e carros antigos (com direito a passeio); voos panorâmicos; espaço kids e pavilhão com feira de vinhos
Entrada franca

Domingo - 20/5

FLORES DA CUNHA (RS)

PEDAL DO VINHO

Onde: saída da Praça da Bandeira - chegada no Mirante Gelain
Horário: 8h
Telefone: (54) 3279.3600
E-mail: turismo@floresdacunha.rs.gov.br
O que terá: percurso de aproximadamente 23 quilômetros, saindo do centro da cidade e passando pelas vinícolas Salvador, Luiz Argenta, Monte Reale, Casa Rodrigues, Malacarne, Terrasul e Viapiana. Chegada no Mirante Gelain, um dos pontos turísticos mais visitados do município, onde serão disponibilizados suco de uva, água e frutas. Além de passeio de quadriciclo. Em caso de chuva, a atividade será cancelada
Inscrições gratuitas


 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros