Alta do dólar preocupa turistas que viajarão ao Exterior nas férias de julho - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Caixa-Forte22/05/2018 | 16h30Atualizada em 22/05/2018 | 16h30

Alta do dólar preocupa turistas que viajarão ao Exterior nas férias de julho

 A moeda acumula alta de 6,64% em maio e de 12,71% em 2018

Alta do dólar preocupa turistas que viajarão ao Exterior nas férias de julho Tadeu Vilani/Agencia RBS
Quem fechou a compra com antecedência e foi fazendo um estoque de dólar, garantirá uma viagem mais acessível Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Acendeu o sinal amarelo para quem está se preparando para viajar ao Exterior nas férias de julho. O motivo: o câmbio. O dólar acumula alta de 6,64% em maio e de 12,71% em 2018, interferindo nas tarifas de passagens aéreas, de hospedagem, de passeios e no dinheiro convertido para ser usado nos custos lá fora.

Quem fechou a compra com antecedência e foi fazendo um estoque de dólar garantirá uma viagem mais acessível.  Já os que deixaram para a última hora, pagarão caro por isso. 

Nesta terça-feira, por exemplo, o dólar em casas de câmbio de Caxias está em R$ 3,76 – pouco abaixo de segunda-feira, quando superava os R$ 3,80.  Ou seja, será preciso mais reais para comprar o mesmo volume da verdinha.

O aumento decorre da percepção dos investidores na alta dos juros americanos, garantindo melhor retorno financeiro, o que força a migração do dinheiro de mercados mais arriscados, como o brasileiro, para os Estados Unidos. Esse movimento reduz a oferta da moeda por aqui.

 A escalada do dólar também interferirá na importação de peças e produtos internacionais. Em compensação, aos exportadores, é a oportunidade de ganhar mercado com preços mais competitivos, ou retornos financeiros melhores, nos contratos além-fronteiras.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros